Durante uma discussão, estas dez frases são um ‘tiro no pé’

Todos temos alturas que precisamos de ‘explodir’, mas há limites.

Notícia

© iStock

João Oliveira
19/06/2016 15:00 ‧ 19/06/2016 por João Oliveira

Lifestyle

Relacionamentos

Nem tudo são rosas nos relacionamentos. Existem momentos bons tal como existem momentos maus numa vida a dois. Contudo, durante uma discussão, existem algumas palavras que, conjugadas, não são a melhor opção para quem quer acabar a troca de galhardetes com razão. Confira dez frases que deve sempre evitar durante uma discussão, concebidas pela Prevention:

“Como queiras” - Mostra indiferença perante a relação, e esta só se consegue manter de pedra e cal quando os problemas são realmente resolvidos e não evitados.

“Isso é estúpido” - Recorrer a este ‘argumento’ para tentar provar que o seu parceiro está errado e você está certo não vai produzir o efeito desejado. Em vez disso, irá suscitar uma troca de insultos que por muitas vezes acaba da pior maneira possível. Em vez de menosprezar de imediato a opinião do seu companheiro, tente contrastá-la com a sua e encontrar um consenso entre as opiniões.

Começar a responder com sarcasmo – Começar a gozar ou rir com os factos ou argumentos apontados não vai levar a lado nenhum, pelo contrário, vai gerar cada vez mais desconfiança nos sentimentos da sua cara metade. Optar pela honestidade nua e crua é o melhor caminho.

“Tu nunca...” - Trocar acusações que começam com estas duas palavras pode fazer ricochete e acertar nas nossas próprias falhas enquanto parceiro. Em vez de apontar culpas, tente explicar as suas preocupações e medos.

“Tem calma!” - Quantas não foram as vezes em que, em estados de pleno nervosismo, a palavra ‘acalma-te’ só nos deixou ainda mais nervosos?

“Mas...” - Por definição, o “mas” acaba por fazer esquecer tudo o que foi dito anteriormente, e ninguém gosta de ver a sua perspetiva anulada ou menosprezada por completo. Tente responder com um “e...” ou “ao mesmo tempo que...”.

“Vamos esquecer isto” - Se um problema não ficar realmente resolvido, irá permanecer um problema. Discutir é desgastante e é natural querer pôr um ponto final o mais rápido possível. O melhor a fazer é admitir que precisa de tempo para pensar sobre determinado assunto, e isso não significa necessariamente que precisa de acabar a relação. Tempo e espaço são necessidades que todos temos a dada altura.

“Tu és tão...” - Mesmo quando estamos à beira de um ataque de nervos, responder ao apontar as maiores inseguranças do nosso companheiro é primeiro passo para dizer aquilo que não se pensa realmente.

“Não deve ser assim tão difícil” - Até no Futebol se utiliza a máxima: “Se fosse fácil, não era para nós”. Dedicação e empenho são soluções óbvias para uma relação que consiga realmente produzir frutos.

“Se calhar o melhor é ir-me embora” - Pode tentar esta cartada para despertar ou aniquilar o orgulho do seu companheiro e fazê-lo ir atrás de si, mas não se esqueça que é você quem sugere abandonar o barco. Indiciar o fim de um relacionamento é o primeiro passo para o materializar.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas