Com o verão finalmente à porta, já começa a suscitar entre todos a vontade de colocar o chinelo no pé, arrumar os casacos e... comer gelados.
Sendo este um dos alimentos que mais marca esta estação do ano, muitos são os que se interrogam se será saudável ou não comer tantos gelados quanto aqueles que nos apetecem devorar quando o calor começa a apertar.
Num artigo publicado pelo El Pais, a questão é esclarecida. A publicação espanhola refere que os doces que se comem congelados são os mais aconselhados pelo Guia de Alimentação Saudável para as Famílias. Porém, isso não signiifica que se possam comer em grandes quantidades.
Os gelados são compostos em grande parte por leite, mas com quantidades de açúcar fora do normal, motivo pelo qual não se deve abusar no seu consumo.
“[Podem comer-se] uma vez por semana ou algumas vezes ao mês mas sempre como uma sobremesa após uma refeição e não como um lanche”, aconselha a coordenadora do estudo acima citado, Lourdes Carrillo.
Apesar do seu alto teor de açúcares, saiba que na hora de escolher uma sobremesa mais vale optar pelo gelado que qualquer outro doce.