Os efeitos do stress intenso e constante são cada vez mais notórios na saúde, com as consequências a agravarem-se e a colocarem a saúde em risco de uma forma altamente perigosa.
Quando uma pessoa passa o dia stressada, nunca conseguindo relaxar, as glândulas suprarenais ficam sobrecarregadas, não conseguindo controlar os níveis de cortisol (hormona do stress), o que leva a que existam oscilações dos níveis de energia: menos durante o dia e mais durante a noite. E se o stress aumenta ainda mais, estas glândulas podem entrar em colapso, como se pode ler aqui.A este fenómeno dá-se o nome de fadiga adrenal, lê-se no site Well and Good. Mas, como é que é possível perceber se a pessoa sofre desta condição?
De acordo com a médica Susan Blum, a fadiga adrenal possui uma série de sintomas bastante semelhantes e que permitem perceber quando o stress atingiu o nível máximo e quando o cansaço não é apenas cansaço, é já uma espécie de fadiga constante e capaz de interferir com a qualidade de vida da pessoa.
1. Não conseguir dormir. Quando a glândula adrenal (que é uma glândulas endócrina) não consegue secretar as hormonas na corrente sanguínea, dá-se um desregulamento que pode interferir facilmente com a qualidade do sono, deixando a pessoa numa estado maior de alerta durante a noite do que ao longo do dia.
2. Ter olheiras. Não apenas pela falta de sono, mas também pelo impacto que a fadiga adrenal tem no organismo, reduzindo o nível de hidratação e interrompendo a normal circulação nesta região do rosto;
3. Ter problemas menstruais. A falta de equilíbrio hormonal e o impacto direto do stress e da produção da hormona que o causa leva a que, em alguns casos, a mulher tenha problemas a nível de tiroide e de menstruação, diz a publicação.
4. Estar num estado de tristeza profundo. E não só: a fadiga adrenal pode ainda provocar desinteresse e apatia.
5. Corpo inchado, rígido e dorido. Uma vez que os níveis hormonais não estão no seu estado normal, é normal o corpo sentir ‘na pele’ as consequências, ocorrendo casos de inchaço, dores e dureza em determinadas regiões corporais.
6. Cansaço constante a qualquer hora do dia. Tal como a falta de sono, esta é a principal consequência da fadiga adrenal e uma das causadoras dos outros sintomas, uma vez que o cansaço extremo consegue ter um impacto direto na qualidade de vida da pessoa, interferindo a nível físico e mental.