Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Doença de Ménière: O que é e quais são os sintomas

Esta doença crónica pode surgir em qualquer idade, sendo mais comum nas pessoas entre os 40 e os 60 anos.

Doença de Ménière: O que é e quais são os sintomas
Notícias ao Minuto

21:38 - 12/05/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Ménière descreveu-a no século XIX e até hoje continua por descobrir a real causa da síndrome vertiginosa, conhecida como Doença de Ménière.

Trata-se de um distúrbio do ouvido interno que provoca a sensação de rotação e queda, a dita vertigem. A perda auditiva pode ser momentânea ou contínua, sendo também comum acontecer casos de zumbido ou sensação de pressão.

Embora a origem concreta desta doença crónica não esteja, ainda, decifrada, são vários os aspetos que podem interferir com o seu aparecimento, como o consumo de tabaco e álcool, as alergias, os problemas de circulação sanguínea, as infeções virais (como o herpes) ou possíveis traumatismos. A enxaqueca e uma resposta imunitária anormal (como a doença de lúpus) podem também ser apontados como causadores da doença.

De acordo com Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios de Comunicação dos Estados Unidos, esta doença é causa pela acumulação de fluido no compartimento do ouvido interno chamado labirinto, que possui duas secções: a óssea e a membranosa. É nesta última secção que que se verifica a acumulação de endolinfa, o líquido que acaba por ser responsável pelos sintomas desta doença.

Entre os principais sintomas da doença de Ménière está a constante sensação de vertigem (de pelo menos 20 minutos), zumbido no ouvido, perda auditiva temporária e a sensação de ouvido entupido.

Embora se trate de uma doença sem cura, é possível prevenir os sintomas com a toma de medicamentos adequados, com padrões alimentares saudáveis, administração de injeções e, em casos mais extremos, com o recurso a cirurgia.

Esta doença crónica pode surgir em qualquer idade, sendo mais comum nas pessoas entre os 40 e os 60 anos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório