Ter um bom equilíbrio é muito mais do que fazer o pino sem cair para o lado. A estabilidade é importante em qualquer fase da vida e deve ser treinada desde cedo, sendo tão ou mais importante do que outro exercício que possa ser feito.
Embora muitos dos problemas de estabilidade sejam causados pelo envelhecimento, existem condições de saúde que também podem contribuir para este problema, como é o caso da artrite, do acidente vascular cerebral, da doença de Parkinson e da esclerose múltipla.
Contudo, treinar o equilíbrio não é apenas algo com que as pessoas mais velhas se devem preocupar. Pelo contrário. Os exercícios que estimulam uma maior e melhor estabilidade devem fazer parte da rotina de treino de qualquer pessoa.
Segundo a Universidade de Harvard, existem formas bem fáceis de conseguir melhorar o equilíbrio no dia-a-dia. Eis aquelas que deve adotar e que mais fortalecem os músculos dos membros inferiores:
1. Andar a pé;
2. Andar de bicicleta;
3. Subir escadas;
4. Alongar e relaxar;
5. Fazer yoga;
6. Praticar Tai Chi.
Veja aqui um estudo que a Universidade de São Paulo (Brasil) publicou este ano acerca dos melhores exercícios para o equilíbrio.