Por serem ricos em antioxidantes flavonóides, um estudo recente sugeriu que os mirtilos poderão ajudar a prevenir a doença de Alzheimer.
Mas os seus benefícios não acabam por aqui. O Daily Mail revelou dez boas razões (para a saúde) para comer mirtilos mais vezes:
1. Reduzem os sinais de envelhecimento. Os antioxidantes que contêm ajudam a reduzir os radicais livres – responsáveis por muitos dos sinais de envelhecimento da pele.
2. Têm um potencial anti-cancro. Estudos recentes sugerem que os antioxidantes têm propriedades anti-cancro, uma vez que ajudam a combater e reduzir o crescimento tumoral.
3. Ajudam a aliviar a diarreia. Na Suécia usam-se mirtilos secos para tratar a diarreia infantil. Acredita-se que a antocianina que contêm ajuda a matar a bactéria E. coli, que está por vezes ligada à infeção.
4. e 5. Melhoram a concentração e a memória. Estudo sugere que a antocianina tem um efeito protector da saúde dos neurónios.
6. Ajudam a prevenir infeções na bexiga. Investigadores na Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, identificaram um composto nos mirtilos que promove a saúde do sistema urinário e que reduz a infeção.
7. Reduzem o risco de doenças cardiovasculares. Os mirtilos podem ajudar a reduzir a acumulação do colesterol ‘mau’, ou LDL, o que, segundo os cientistas, contribui para um menor risco de AVC, ataque cardíaco e doenças cardiovasculares.
8. Melhoram a visão noturna. Um estudo realizado com pilotos israelitas conclui que comer mirtilos melhora a visão noturna.
9. Ajudam na gravidez. Como são ricos em ácido fólico, os mirtilos podem ajudar o feto durante a gravidez.
10. Contribuem para o sistema digestivo. Quanto mais fibra a sua dieta tiver, melhor será a saúde do seu sistema digestivo. E os mirtilos são uma excelente fonte de fibra.