Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Três bons motivos para não querer ser sempre perfecionista

Querer sempre mais e melhor é algo que traz motivação, mas o brio pode ficar aquém do desejado. Afinal, e como diz a sabedoria popular, depressa e bem, há pouco quem.

Três bons motivos para não querer ser sempre perfecionista
Notícias ao Minuto

15:04 - 05/04/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Comportamento

Ser perfecionista não é um defeito, nem tao pouco um feitio. É uma forma de estar e de agir e que espelha a vontade de fazer sempre mais e melhor.

Mas o perfecionismo nem sempre é possível, especialmente quando não são reunidas as condições para tal. E quando uma pessoa perfecionista fica condicionada da sua própria tentativa de perfeição, o mal-estar pode instalar-se.

Segundo o Huffington Post, existem bons motivos para uma pessoa não querer ser sempre perfecionista, até porque ser perfeito nem sempre é ser melhor. Eis três:

1. Depressão. Segundo um estudo citado pela publicação, quando a expectativa está alta e os resultados desejados não são alcançados, é comum darem-se casos de depressão e ansiedade.

2. Incapacidade de lidar com o stress. Tal como diz o ditado, depressa e bem, há poucos quem e, por isso, querer ser o mais perfeito possível numa correria contra o tempo pode ser uma tarefa impossível e que causa frustração.

3. Agressividade. A linha que une o perfecionismo e a depressão é tão ténue que consegue estar ainda bastante próxima da agressividade, seja pessoal ou com terceiro. E a agressividade não tem que ser apenas física, pode ser emocional e verbal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório