Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

É isto que tem que comer para prevenir a astenia primaveril

A alimentação é a chave para combater este problema sazonal.

É isto que tem que comer para prevenir a astenia primaveril
Notícias ao Minuto

20:16 - 26/03/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Saúde

A astenia primaveril é uma condição sazonal comum, mas não medicável. Trata-se de uma situação em que a sonolência, a irritação, o cansaço (físico e mental) e apatia comandam, deixando a pessoa sem energia e vontade para o que quer que seja.

O aumento da luz e da temperatura são dois dos principais culpados pela astenia primaveril, que embora não tenha um tratamento específico e convencional, pode ser moderada ou até mesmo eliminada através da alimentação.

Ao site ABC.es, o médico  Miguel Martín Almendros dá a conhecer os alimentos que não podem faltar na alimentação das pessoas que começam a apresentar os sintomas de astenia primaveril logo nos primeiros dias da estação (que é marcada ainda pela mudança de hora, outro fator que pode intensificar o cansaço e irritação).

E é no pequeno-almoço que se deve apostar: não deve faltar um produto lácteo, cereais integrais e fruta (preferencialmente da época). Gérmen de trigo, levedura de cerveja, pólen e soja são algumas das opções sugeridas pelo médico, que recomenda uma ingestão equilibrada de vitaminas e minerais.

Já a nutricionista Rosa García Alcón acrescenta outros ingredientes à alimentação diária (devendo estes ser, também, componentes da primeira refeição do dia): frutos secos, naturais e sem qualquer tempero.

Para evitar e controlar esta condição, é importante apostar em alimentos que aumentam os níveis de energia, sendo fundamental incluir uma boa parte logo de manhã, para evitar as quebras e mudanças de humor.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório