Seguir certos hábitos ligados ao estilo de vida pode ajudar a reduzir o número de crises de dor de cabeça e enxaqueca. Se sofre deste problema, a alimentação que faz também pode ajudar.
A Revista Saúde listou alguns alimentos que podem ser aliados de quem sofre com dores de cabeça e enxaquecas:
Amêndoas. Têm o mesmo efeito analgésico de duas aspirinas, pois têm salicilato, substância que reduz as inflamações. Como contém vitaminas, também acalma o sistema nervoso, diminui a tensão e aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo.
Frutas e verduras. Uma xícara de fruta ao pequeno-almoço e um prato de sobremesa de verduras ao almoço e ao jantar podem afastar as crises em poucas semanas. As vitaminas, minerais e antioxidantes presentes nestes alimentos juntam-se para aliviar a enxaqueca.
Beba um chá. Ervas como o ginseng têm o poder de aumentar os níveis de estrogénio no organismo, aliviando a dilatação dos vasos sanguíneos que provocam a enxaqueca.
Mas deve procurar a ajuda de um médico quando: tem seis ou mais crises fortes por mês; a dor afeta a sua vida pessoal ou profissional; a enxaqueca tem ficado cada vez mais forte ou a surgir com mais frequência; sente fraqueza, dormência e problemas de visão.