Pernas cruzadas: sim ou não?

O que pode ou não acontecer se estiver sempre com as pernas cruzadas no joelho.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho com Elsa Pereira
25/02/2016 18:46 ‧ 25/02/2016 por Vânia Marinho com Elsa Pereira

Lifestyle

Bem-Estar

Se tivermos em conta os ensinamentos dos filmes ‘O Diário da Princesa’, uma senhora nunca cruza as pernas no joelho.

Mas para lá da ficção e das regras de etiqueta, vários são os rumores de que este tipo de postura pode trazer consequências negativas para a saúde. Mas correspondem à verdade?

As varizes são muitas vezes associadas ao hábito de estar de pernas cruzadas mas o cirurgião John Harris, da Stanford Health Care, sublinha que não passa de um mito. E aconselha: para prevenir as varizes deve preocupar-se menos com a forma como se sente e “praticar exercício físico regularmente e evitar passar longos períodos de pé”.

E outros problemas como danos nos nervos, hipertensão e má postura, que também são associadas ao hábito de estar de pernas cruzadas no joelho?

Os especialistas destacam que não há provas de que sentar-se de pernas cruzadas possa provocar estes problemas. Aliás, destaca a Women’s Health, mesmo que tenha algum efeito negativo, será temporário.

O que pode de facto acontecer: Os pés e as pernas podem ficar dormentes (uma vez que pode estar a fazer pressão sobre o nervo fibular situado atrás do joelho) temporariamente – sendo que mal mude as pernas de posição os sintomas devem desaparecer. Pode ter um pico da tensão arterial mas, mais uma vez, assim que mudar as pernas de posição a tensão arterial deve voltar à normalidade.

Quanto à postura também não existem provas de que passar muito tempo de pernas cruzadas posso ter um grande impacto na sai postura. Ainda assim, para contornar os sintomas deve mudar as pernas de posição ou estica-las a cada 15 ou 20 minutos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas