'Viciado' em chocolate? Boas notícias, pode ser mais inteligente

Estudo sugere que o consumo de chocolate poderá estar relacionado com melhores funções cognitivas cerebrais.

Notícia

© Pixabay

Vânia Marinho com Ana Lemos
22/02/2016 21:51 ‧ 22/02/2016 por Vânia Marinho com Ana Lemos

Lifestyle

Estudo

Boas notícias para os ‘chocoólicos’: comer chocolate pode deixar-nos mais inteligentes. É o que sugere um estudo publicado no revista Appetite.

De acordo com os investigadores envolvidos, o consumo de chocolate provou ter benefícios para a memória visual e espacial, memória de trabalho ou o raciocínio abstrato. E estes benefícios  têm-se “independentemente de outros hábitos alimentares”.

Os investigadores sugerem que estes benefícios para o cérebro e para a memória se podem dever-se à ação dos flavonóides e das metilxantinas do cacau presente no chocolate.

Para chegar a estas conclusões, os investigadores analisaram os dados recolhidos durante um estudo anterior realizado junto de habitantes na cidade de Syracuse, no estado de Nova Iorque, avaliados em relação aos fatores de risco alimentares para as doenças cardiovasculares enquanto eram sujeitos a uma série de testes para medir as funções cognitivas.

Nesta análise os investigadores verificaram que comer chocolate estava positivamente associado a funções como a memória visual e espacial, memória de trabalho ou o raciocínio abstrato.

Outros estudos já têm associado o consumo do chocolate (especialmente o de 70% cacau) a benefícios para o coração e para a circulação, com a redução do risco de doenças cardiovasculares.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas