Boas notícias para os ‘chocoólicos’: comer chocolate pode deixar-nos mais inteligentes. É o que sugere um estudo publicado no revista Appetite.
De acordo com os investigadores envolvidos, o consumo de chocolate provou ter benefícios para a memória visual e espacial, memória de trabalho ou o raciocínio abstrato. E estes benefícios têm-se “independentemente de outros hábitos alimentares”.
Os investigadores sugerem que estes benefícios para o cérebro e para a memória se podem dever-se à ação dos flavonóides e das metilxantinas do cacau presente no chocolate.
Para chegar a estas conclusões, os investigadores analisaram os dados recolhidos durante um estudo anterior realizado junto de habitantes na cidade de Syracuse, no estado de Nova Iorque, avaliados em relação aos fatores de risco alimentares para as doenças cardiovasculares enquanto eram sujeitos a uma série de testes para medir as funções cognitivas.
Nesta análise os investigadores verificaram que comer chocolate estava positivamente associado a funções como a memória visual e espacial, memória de trabalho ou o raciocínio abstrato.
Outros estudos já têm associado o consumo do chocolate (especialmente o de 70% cacau) a benefícios para o coração e para a circulação, com a redução do risco de doenças cardiovasculares.