A couve-roxa é um dos alimentos mais ricos a nível nutricional. Com cerca de 31 calorias por 100 gramas, esta couve que faz total jus à cor é uma das mais importantes aliadas da alimentação saudável.
Segundo o site SF Gate, a couve roxa contém altos níveis de potássio (cerca de 200 mg por 100 gramas), fazem deste alimento um dos maiores aliados na regulação da pressão sanguínea, sendo, por isso, um ‘amigo’ da boa saúde cardiovascular.
A couve roxa é também uma fonte de fibra (cerca de 2 gramas por cada 100 gramas de alimento), o que ajuda a melhorar o trânsito intestinal e os níveis de colesterol. Rica em proteína (1,4 gramas por cada 100), a couve roxa é ainda ‘dona’ de um bom leque de vitaminas e minerais: vitamina A, B6, B12, C e D, cálcio, ferro e magnésio são os protagonistas.
No que toca à vitamina C, a couve roxa assume-se como um antioxidante nato, contudo, se a couve for demasiado cozinhada, este micronutriente tende a perder-se, explica o site Live Strong.
E se falta ideias para consumir este alimento, fique a saber que a sua versatilidade permite que seja ingerido na sua forma natural (ou seja, cru) ou cozinhado das mais variadas formas: em água, azeite, molhos ou até mesmo como elemento principal de uma sopa.