Afinal, a que temperatura devemos tomar o nosso banho ou duche? A dermatologista Dra. Melissa Piliang respondeu a esta pergunta já tantas vezes levantada.
A dermatologista explicou ao Wall Street Journal que a temperatura ideal para eliminar as impurezas ambientais e as impurezas da nossa pele é de 44 graus.
A água quente do banho pode chegar até perto dos 60 graus mas a especialista sublinha que esta temperatura é muito alta. Apesar de já existirem esquentadores que revelam a temperatura da água não precisa de levar um termómetro para o banho, basta que tenha em conta que deve “sentir que a água está quente mas não desconfortavelmente quente”, revela a especialista.
É importante não tomar banho com água a ‘ferver’ para não danificar a camada protetora da epiderme – que “é o que mantém a água impotável e os germes longe e absorve a água ‘boa’, mantendo a pele hidratada” e que ‘derrete’ se a água estiver acima dos 44 graus.
A especialista nota ainda que é preciso ter em conta a idade uma vez que numa pessoa mais nova esta camada protetora de pele irá renovar-se rapidamente mas numa pessoa mais velha os banhos muito quentes podem deixar a pele tão seca e irritada que nem o creme hidratante poderá fazer muito por ela.