As bebidas alcoólicas ganham destaque na época festiva que começa amanhã e são muitas as opções possíveis, embora algumas não sejam as mais adequadas e saudáveis.
Mas os brindes de Natal e de Ano Novo não têm que ser maus para a saúde nem, tão pouco, aborrecidos. Prova disso é o leque de sugestões dado pela nutricionista Charlotte Watts, que ao site Healthista listou as melhores bebidas para uma época festiva saudável.
Vinho tinto – conhecido pelos seus benefícios para a saúde, o vinho tinto é sempre uma boa opção à mesa. O segredo está em beber com moderação e saber escolher. A qualidade paga-se e quanto mais escura for a cor do vinho, melhor.
Bebidas com gás – se o objetivo é fazer uma mistura, é importante excluir todas as bebidas gaseificadas que tenham açúcar adicionado, como os tradicionais refrigerantes. Água com gás ou gasosas baixas em calorias e açúcar são a opção mais sensata.
Champagne – na hora do brinde, não há bebida que se adeque melhor do que o champagne, mas não opte pela versão ‘doce’. Quanto mais amargo, mais benéfico (ou menos prejudicial) para a saúde. O champanhe ou o vinho branco seco contém menos açúcar do que os vinhos tintos ou brancos mais doces, explica a especialista.
Bebidas brancas – para quem prefere vodka ou gin, o mais indicado é que seja aromatizado com limão e que não sejam misturadas bebidas açucaradas. Se for necessária a inclusão de refrigerantes, que sejam usados os que possuem menos teor de açúcar e gordura.
Bebidas ‘puras’ – se não é adepto de misturas, optar por uísque, vodka ou gin simples é uma boa opção, embora seja importante moderar a quantidade ingerida.
Bebidas à sobremesa (aperitivos) – o vinho do Porto, a cerveja, o licor, ou outras bebidas que acompanhem doces são de evitar, uma vez que, por si só, possuem já elevados níveis de açúcar.