Eis porque não deve 'confiar' em alguém que fala dos outros

Quando os amigos se juntam, falam, riem, partilham histórias, ouvem e confiam. O problema é quando alguém partilha consigo uma história de terceiros.

Notícia

© Pixabay

Notícias Ao Minuto
11/12/2015 11:30 ‧ 11/12/2015 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Amizade

A investigadora que se dedica a estuda a vulnerabilidade Brené Brown diz que em todas as relações há um espaço segura ao qual chama de ‘cofre’ e aqui há um regra secreta: o que eu partilho com uma pessoa fica confiado a essa pessoa. O que essa pessoa partilha comigo fica confiado a mim.

Como reporta o Huffington Post, segundo Brené, só há uma porta para fora desse ‘cofre’ que é muitas vezes desvalorizada mas é aqui que se pode perder a confiança que temos em relação a outra pessoa.

Se tem um amigo que chega ao pé de si e diz “ai, já sabes o que se passa com a Carolina? Está-se a divorciar e aquilo está mesmo feio. De certeza que o marido dela a traiu”, exemplifica Brené. Esse amigo acaba de partilhar consigo uma história que não é dele e por isso a sua confiança nele diminuiu.

Isto acontece porque apercebe-se de que a pessoa não percebe ou não respeita o valor da confidencialidade entre amigos. E tem a noção de que essa pessoa pode fazer o mesmo consigo.

Mas este tipo de eventos é muitas vezes desvalorizado e isso, como explica a especialista, acontece porque muitas pessoas usam as fofocas para se sentirem mais próximas de alguém. Mas Brené sublinha que este tipo de amizade é meramente superficial. “A intimidade que têm, é construída com base em odiarem as mesmas pessoas. E isso é uma confiança falsa.” Não é uma amizade real.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas