O stress é uma das principais consequências do ritmo frenético a que se vive e também um dos principais culpados das doenças de estilo de vida, como a obesidade, depressão e Diabetes.
Mas o stress faz mais do que isso: deixa as pessoas com rugas, cabelos brancos e… mais feias. A aparência ‘menos saudável’ causada pelo stress faz com que os homens e as mulheres se tornem “significativamente menos atraentes”.
De acordo com o Daily Mail, esta foi a conclusão de uma análise feita por Fhionna Morre, ecologista comportamental britânica. Segundo esta especialista, a atratividade diminui a partir do momento em que o cortisol (hormona da ansiedade e stress) aumenta.
E a culpa é do impacto que esta hormona tem no corpo: aumenta a quantidade de glicose flutuante e faz com que os músculos e os ossos sejam incapazes de crescerem.
Para a também professora de Psicologia da Universidade de Dundee, o stress consegue ter um impacto na aparência a longo prazo, e tal ficou comprovado com a investigação que fez, que se baseou na recolha de amostras de saliva (para determinar os níveis de cortisol) e fotografias dos participantes.
“Descobrimos que os rostos dos homens e das mulheres que tinham níveis elevados de cortisol na saliva foram classificados como menos atraentes e menos saudáveis do que aqueles com níveis mais baixos de cortisol”, disse a investigadora.