À primeira vista as toalhitas desmaquilhantes parecem uma ótima ideia. Dormir com maquilhagem prejudica os seus poros e a higiene em geral, e esta é uma solução rápida.
Mas, como destaca a esteticista das celebridades Renée Rouleau, “as toalhistas desmaquilhantes não limpam eficazmente a pele”. Aliás, em vez de limparem a pele “apenas espalham sujidade, bactérias, óleos e maquilhagem pelo rosto. É como aplicar desmaquilhante na cara e não o lavar/limpar.”
A especialista explica ao site Refinery 29 que “os agentes desmaquilhantes são concebidos para quebrar os detritos no interior dos poros, mas é a ação de lavagem que realmente os remove".
Renée Rouleau aponta ainda que muitas toalhitas desmaquilhantes contêm álcool, para que a pele não fique molhada muito tempo, mas este ingrediente acaba por desidratar a pele.
O ideal é desmaquilhar-se com um óleo desmaquilhante ou natural como óleo de coco ou de amêndoas, por exemplo, deixar atuar, lavar com água morna e secar com uma tolha limpa. E deixar as toalhitas para as viagens ou para os retoques na casa de banho. Fazendo delas um produto de conveniência e não de necessidade.