Desde que a moda das barbas chegou uma eterna questão tem surgido: porque é que alguns homens têm a barba de uma cor diferente da do cabelo?
O Huffington Post foi tentar desvendar este ‘mistério’ junto do dermatologista nova-iorquino Dr. Bobby Buka. O especialista diz que basicamente, este fenómeno deve-se ao pigmentos e à genética.
“A diferença entre os cabelos ruivos e os loiros ou castanhos está nos diferentes tipos de melanina”, sublinha o Dr. Bobby Buka, explicando que é a melanina que é responsável por conferir pigmentação ao cabelo e à barba, claro (sem eles, o nosso cabelo seria branco – como acontece com os albinos, que têm um défice de melanina).
Um tipo de melanina, muito leve chamado feomelanina, é responsável pelo cabelo loiro ou ruivo, e eumelanina, a melanina mais escura encontra-se em cabelos escuros. A forma como a melanina é distribuída pelo cabelo de cada um e as diferentes combinações são responsáveis pela cor de cabelo de cada um e pode ainda variar de acordo com o folículo de cada cabelo.
Portanto, mesmo que a melanina seja distribuída da mesma forma e nas mesmas combinações no cabelo e nos pelos da barba, como o folículo do cabelo é diferente, surge uma variação na cor que vemos.
E a forma como a melanina se distribui e as combinações que faz são da responsabilidade da genética de cada um.