Stress do trabalho é tão mau como o fumo passivo

O stress provocado pelo trabalho não tira apenas algumas horas de sono, tem consequências bem mais graves para a saúde.

As 10 empresas que mais vão despedir este ano

© Reuters

Notícias Ao Minuto
08/09/2015 22:14 ‧ 08/09/2015 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Estudo

O que têm em comum o stress do trabalho e o fumo passivo? O mal que fazem à saúde. Isto é o que revela uma recente investigação conjunta entre a Harvard Business School e a Universidade de Stanford.

Segundo o site da revista Marie Claire, o stress provocado pelo trabalho é tão ou mais prejudicial do que o fumo inalado quando se está junto a alguém que fuma e tal ficou comprovado depois de terem sido minuciosamente analisados 228 estudos anteriormente feitos acerca da relação entre estas duas situações.

Para os investigadores que passaram a pente fino as antigas analises, existem dez fatores de stress laboral que conseguem ter um impacto sanitário tão mau como o fumo passivo. As horas extra, a falta de apoio social e conflitos entre emprego e lar são as que afetam mais gravemente.

Diz a publicação que os investigadores norte-americanos concluíram ainda que os funcionários mais inseguros com o próprio emprego são 50% mais propensos em avaliar negativamente a própria saúde, e tal nem sempre implica tentar melhorá-la. E assim como o fumo passivo, trabalhar demasiadas horas aumenta o risco de sofrer de uma doença em 35% e de morrer em 20%.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas