Dizem os investigadores da Universidade de Stony Brook em Nova Iorque que as pessoas devem dormir de lado, sim, de lado e não comummente de barriga para cima.
Conta o El País que em causa está o facto de esta posição ajudar o metabolismo do cérebro a eliminar o material de resíduos, como amiloides e proteínas tau, substâncias relacionadas com o aparecimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
Depois de analisar as três mais comuns formas de dormir – de lado, de barriga para cima e de barriga para baixo – os investigadores norte-americanos revelam que é a dormir de lado que o fluxo do cérebro faz uma melhor ‘limpeza’ de células murchas, que não são expelidas como acontece com as restantes partes do corpo – que as expulsam através da urina ou do suor.
Embora o estudo tenha sido feito em ratos de laboratório, os cientistas salientam que dormir de lado é a posição preferida das pessoas e aquela que mais benefícios cerebrais pode trazer. Contudo, salientam ainda a necessidade de novas e mais aprofundadas investigações.
O estudo foi publicado na revista Journal of Neuroscience.