A testosterona é a hormona mais facilmente relacionada aos homens, mas está igualmente presente nas mulheres e interfere diretamente com as suas emoções e com o seu apetite sexual.
A capacidade de produção das mulheres é bem menor do que a dos homens, contudo, quando os níveis são mais baixos do que os desejados, a falta de testosterona pode ser prejudicial à saúde feminina, como revela a FOX News, indicando os cinco principais sinais de que esta hormona está em falta.
1. Falta de apetite sexual – a falta de testosterona nas mulheres pode ser detetada quando não existe vontade em ter relações sexuais ou a sua prática não é prazerosa. A falta desta hormona dificulta a capacidade da mulher atingir o orgasmo.
2. Dificuldade em perder peso – como esta hormona afeta diretamente a capacidade de se construir músculo, a sua escassez pode dificultar esse processo e ainda toda e qualquer tentativa de emagrecimento, alterando a regulação de gordura presente no corpo.
3. Cansaço contínuo – a falta de testosterona leva à falta de energia e à sensação de cansaço permanente, principalmente quando se pratica exercício físico.
4. Mais ansiedade ou sentimento de depressão – como atua diretamente nos sentimentos, a falta de testosterona consegue fazer com que a mulher fique mais ansiosa do que o comum, podendo mesmo atingir pontos depressivos, também estimulados pelo cansaço constante.
5. Ossos fracos – a partir do momento em que a testosterona consegue regular a formação de músculo, a sua ausência faz com que esse processo não seja cumprido, colocando em causa a boa saúde óssea. A osteoporose é muitas vezes considerada uma doença de mulheres, devido ao surgimento de níveis baixo de estrogénio, contudo, uma pesquisa de Harvard mostra que os baixos níveis de testosterona podem também enfraquecer o esqueleto.