Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Por que não deve comer batatas fritas de pacote

Costuma desculpar-se com o argumento: “mas são feitas a partir de batatas”? Lembre-se que este tipo de snack não é saudável como uma batata normal.

Por que não deve comer batatas fritas de pacote
Notícias ao Minuto

18:33 - 13/08/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Snacks

As batatas fritas salgadas de pacote são "um alimento pobre em nutrientes e de alto teor calórico", sublinha a dietista da Cleveland Clinic Lindsay Malone, à revista Time.

Um pacote normal deste snack pode ter 223 calorias, 14g de gordura e 221mg de sódio. O seu consumo não representa problemas se for feito quase 'uma vez ao ano', mas, regra geral, o consumo deste snack é feito com muito mais frequência, especialmente entre jovens e crianças.

O Dr. Lenny Lesser, investigador da Fundação Médica Palo Alto, sublinha que "nos últimos 15 anos, o maior aumento calórico nos petiscos das crianças deveu-se aos snacks salgados". O que representa problemas não só relativamente ao aspeto físico do corpo como também à saúde.

Um dos especialistas ouvidos pela Time, T. Koray Palazoglu, sublinha ainda que já foram reportadas muitas vezes altas concentrações de acrilamida nas batatas fritas de pacote. Esta substância é um químico criado em certos alimentos que são cozinhados a altas temperaturas.

Como estas batatas são cortadas tão finas e fritas em temperaturas tão altas que chegam até a ter mais acrilamida do que as típicas ‘french fries’ (palitos), que só contêm esta substância na sua ‘crosta’ dourada. Apesar de os efeitos desta substância no corpo humano ainda não serem conhecidos, a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar alertou que este químico pode elevar os riscos de desenvolver cancro.

Os especialistas alertam ainda que este snack é bastante viciante, especialmente por causa da sua textura crocante. Quando sucumbir ao desejo de comer algo crocante, escolha com cuidado e opte por tortilhas de milho, por exemplo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório