Preparar uma criança para a chegada do irmão mais novo é uma tarefa importante e que os pais devem executar com cuidado.
Mesmo quando uma criança se mostra entusiasmada com a chegada de um irmão, muitas são as que sofrem por ciúme, inveja e tristeza por não serem mais os únicos protagonistas da vida dos pais.
Depois de conversar com alguns especialistas, a Fox News revela alguns truques para ajudar uma criança a aceitar um irmão mais novo.
1. Começar cedo – assim que os pais sabem que a família vai crescer devem começar a pensar na melhor forma de introduzir o novo membro – mesmo ainda dentro da barriga – ao filho mais velho. Permitir que sinta os pontapés na barriga e que participe nas compras e montagens para o quarto do irmão é um forma de as crianças se sentirem próximas e desejadas.
2. Proporcionar uma apresentação especial – sem família ou amigos à volta (e com as atenções todas concentradas no benjamim), o bebé deve ser apresentado ao irmão de uma forma natural e calma e, se possível, num ambiente especial.
3. Deixar o filho mais velho chorar – seja por birra, por tristeza ou simplesmente porque quer atenção. É importante deixá-lo chorar e depois ir reconfortá-lo. A sensação de carinho e segurança irá ajudar a que aceite melhor o irmão mais novo, pois sabe que os pais estarão igualmente do seu lado.
4. Cuidar do bebé com a ajuda do irmão – se a preparação da chegada do bebé é importante, a colaboração nas tarefas mais básicas como dar banho, deitar a fralda ao lixo, dar a chupeta ou o biberão ajudarão a criar empatia e proximidade entre os irmãos. E as crianças adoram sentir-se uteis.
5. Proporcionar momentos em família – sejam os dois irmãos a brincar sozinhos, ou momentos de lazer entre os pais e filhos, o importante é que ambos se sintam acarinhados e importantes, principalmente o irmão mais velho, que vê o irmão como uma ameaça à atenção dos pais.