Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Cancro de pele: aprenda a fazer um autoexame

Com o calor a chegar, as idas à praia e as tardes na esplanada vão multiplicar-se. O uso de protetor solar, óculos de sol e chapéu é fundamental, mas o rastreio caseiro ao cancro de pele também. Aprenda a fazer um autoexame.

Cancro de pele: aprenda a fazer um autoexame
Notícias ao Minuto

07:30 - 29/06/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Amigo dos ossos, das articulações, do bem-estar e das noites bem dormidas, o sol assume-me como protagonista da estação e bem mais procurado por quem está de férias ou tem um tempo extra ao longo do dia.

Contudo, o excesso de sol é prejudicial quando os devidos cuidados de proteção não são acutelados. Protetor solar – indicado para o tipo de pele –, óculos de sol com lentes protetoras de raios UV, chapéu e roupas claras são os elementos básicos para a proteção da pele contra escaldões e insolações.

Mas, nos casos de descuido, de peles claras ou da presença de múltiplos sinais, os cuidados devem ser redobrados e a atenção aos mais ínfimos pormenores deve ser ainda maior. Assim sendo, torna-se importante aprender a fazer um autoexame da pele para evitar (ou detetar) qualquer indicação de cancro da pele.

De acordo com a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, citada pelo Público, são estes os sete passos para um ‘rastreio caseiro’ à pele:

1. Rosto – observar os olhos, zona envolvente dos olhos, nariz, lábios, boca e orelhas (por dentro, por fora e na parte de traz).

2. Couro cabeludo – se ao toque não se sentir algo de estranho ou de novo, deve-se usar um secador para, em frente ao espelho, analisar a presença ou crescimento de alguma mancha ou sinal.

3. Mãos – olhar com atenção para as mãos, dedos, uniões e unhas (à volta, nas cutículas e por dentro).

4. Braços – verificar ambos os pulsos, cotovelos, tríceps, bíceps e axilas.

5. Pescoço e peito – apalpar o pescoço (atrás e à frente) e observá-lo em frente ao espelho e fazer o mesmo com o peito e barriga. No caso das mulheres, diz a associação, deve ser tomada uma especial atenção à parte debaixo dos seios, mamilos e barriga).

6. Lombar – com o recurso a dois espelhos, observar as costas e novamente a parte detrás do pescoço.

7. Pernas – observar as nádegas, as coxas, os joelhos, as pernas e os pés (tal como nas mãos, é importante analisar o peito e planta do pé, assim como os dedos, as uniões e as unhas).

Sempre que detetado algum sinal de alarme ou sintoma, deve consultar um dermatologista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório