Oito dicas para cozinhar mais depressa

Se para uns cozinhar é o momento terapêutico e criativo do dia, para outros é uma autêntica dor de cabeça. Para quem não abdica de uma refeição saudável feita em casa mas quer perder menos tempo à volta dos tachos, estas dicas devem ser postas em prática já.

Oito dicas para cozinhar mais depressa

© Pixabay

Notícias Ao Minuto
23/06/2015 19:40 ‧ 23/06/2015 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Eficácia

Há quem não goste de cozinhar. Há quem goste de cozinhar mas não goste de limpar. Há ainda quem goste de cozinhar e passe uma eternidade à volta dos tachos.

Para todos os que apreciam a confeção de comida caseira ou que gostam de experimentar pratos novos existem alguns truques que ajudam a cozinhar mais depressa e de forma mais saudável. A revista Self revela oito.

1. Ler a receita com atenção: Antes de começar a cozinhar, principalmente se se tratar de uma experiência, é importante ler a receita com atenção e reunir todos os ingredientes e instrumentos antes de começar a preparar a refeição. Assim, além de não se enganar, não irá perder tempo com idas ao frigorífico ou aos armários.

2. Adotar a técnica dos congelados: Uma forma de cozinhar mais depressa e evitar produtos processados é congelar caldos feitos em casa ou até mesmo legumes e verduras já lavadas e cortadas.

3. Ser multitarefa: Se na receita diz que deve colocar a água a ferver, aproveite esse tempo para fazer outras coisas, como cortar alimentos ou preparar os instrumentos que irão ao formo, por exemplo.

4. Usar temporizadores: Se ser multitarefa ajuda a economizar tempo, pode também levar a distrações que, por seu turno, podem condenar o resultado final do prato confecionado. O ideal é usar temporizadores para saber quando algo está no ponto ou que merece atenção.

5. Escolher receitas práticas: Se o prato que pretende confecionar é demasiado elaborado, pode sempre optar por receitas mais básicas ou por fazer algumas alterações que permitam terminar a confeção mais rapidamente.

6. Cozinhar para muita gente: Embora se perca o dobro do tempo, a verdade é que cozinhar em grandes doses ajuda a ficar com reservas para aqueles dias em que o tempo aperta.

7. Ser organizado: Ter a bancada organizada é meio caminho andado para não perder tempo à procura de alimentos ou utensílios. Separá-los por fases na receita é uma forma de saber sempre a ordem de uso e o local onde se encontram.

8. Sujar e limpar: Não há nada pior do que acabar de cozinhar e ter a bancada cheia de louça suja. Para não perder tempo ou ficar dependente de um utensilio que está sujo, o melhor é ir lavando as peças usadas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas