O óleo de coco não serve apenas para cozinhar. Está muito longe disso. Segundo a revista Health a sua utilidade vai além da que é dada na cozinha e os seus benefícios multiplicam-se a olhos vistos. E para tirar um melhor partido das suas propriedades basta fazer deste alimento o melhor amigo da rotina diária.
Usar o óleo de coco como mascara de cabelo é uma das opções dadas pela Health. Presente em algumas gamas de shampoos e condicionadores, o coco é conhecido por dar suavidade e luz ao cabelo, tornando-o mais sedoso e brilhante. Antes de aplicar no cabelo, o óleo de coco deve ser ligeiramente aquecido para obter uma textura mais líquida, depois é só usar após o shampoo.
Tal como acontece com o cabelo, o óleo de coco também dá suavidade à pele quando aplicado depois do banho e com o corpo ainda q uente. Sob a forma de óleo corporal, este alimento deixa a pele macia e pode sem manchas.
Conhecidos por serem uma das partes do corpo mais à mercê de ações externas, os lábios requerem hidratação extrema nos dias mais frios e mais quentes. De acordo com a Health, quando está ainda no seu estado mais sólido, o óleo de coco pode ser usado como bálsamo labial. Para tal, apenas é necessário coloca-lo num pequeno recipiente (de vidro ou plástico grosso) e transportá-lo diariamente.
Não há nada pior do que ir arranjar as unhas e ficar com as cutículas mal cortadas ou feridas. Mas esta é uma situação que terá os dias contados: tal como no balsamo labial, o óleo de coco no seu estado mais solido (e cremoso) pode ser usado como amaciador das extremidades inferires das unhas, amaciando as cutículas e facilitando a sua remoção sem que sejam feitas feridas.
As olheiras são um dos aspetos faciais que mais denunciam o cansaço e o stress, mas são também as que mostram menos cuidados com o corpo e, em especial, com o rosto. Conta a publicação que o óleo de coco pode servir como anti olheiras se usado todas as noites – colocando-se pequenas gotas do óleo junto à zona inferior dos olhos e massajando em círculos.
Por ser pegajoso e, simultaneamente, hidratante, o óleo de coco pode ainda ser um excelente removedor de maquilhagem. Diz a Health que colocar algumas gotas deste produto em rodas de algodão ajuda a remover a maquilhagem sem secar ou causar danos para a pele.
E as utilidades do óleo de coco não se ficam por aqui. Quando combinado com sal grosso ou açúcar granulado, o óleo de coco transforma-se num exfoliante de pele, podendo ser usado no corpo ou rosto.
Este ingrediente pode ainda ser um creme depilatório. Para tal é necessário juntar água ao óleo e aplicar sob a pele antes de ser usada a lâmina ou gilete. Além de evitar irritações, deixa a pele hidratada e suave, não sendo necessário usar qualquer outro creme depois da depilação.