Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Refrigerantes aumentam o risco de doenças do fígado

Um estudo relacionou os refrigerantes com açúcar com doenças de fígado, diabetes e problemas cardíacos.

Refrigerantes aumentam o risco de doenças do fígado
Notícias ao Minuto

15:04 - 08/06/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Estudo

Um estudo do Centro de Investigação do Envelhecimento Jean Mayer USDA notou uma alta prevalência de doenças do fígado, provocadas pelo excesso de gordura neste órgão de origem não alcoólica, entre pessoas que dizem beber mais de um refrigerante por dia.

O estudo, publicado no Journal of Hepatology, notou ainda que esta prevalência era superior nas pessoas que bebiam refrigerantes açucarados, comparativamente às que bebiam refrigerantes sem açúcar, ou seja, versões dieta ou light, como refere o Daily Mail.

Os investigadores alertam ainda que o consumo de refrigerantes açucarados pode estar também relacionado com a diabetes e problemas cardíacos.

Esta equipa, que faz parte da Universidade de Tufts, estudou 2.634 homens e mulheres de meia idade que tiveram de dizer o número de bebidas açucaradas e com cafeína que consumiam. Depois deste diagnóstico preliminar analisaram o fígado para medir a quantidade de gordura que este órgão acumulava.

Um dos autores do estudo, Dr Nicola McKeown, explicou que apesar de ser preciso fazer mais investigações sobre isto, “as bebidas açucaradas são fonte de calorias vazias e a pessoas precisam de ter cuidado com a quantidade que consomem destas bebidas” e aconselha que este 'hábito' deve ser deixado para “ocasiões especiais”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório