Desvende os mitos sobre o sushi

O mundo do sushi desenvolveu os seus próprios mitos, exageros e mentiras. Talvez ainda acredite em algumas delas. Leia e desmistifique.

Notícia

© Pixabay

Notícias Ao Minuto
05/06/2015 23:56 ‧ 05/06/2015 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Gastronomia

Para ajudar a esclarecer alguns mitos associados à especialidade gastronómica japonesa mais importada pelo mundo, o Thrillist do Huffington Post consultou Dave Lowry, autor do ‘The Connoisseur's Guide to Sushi’. Leia para perceber a diferença entre factos e ficções.

Sushi é apenas japonês. “Grande parte dos países no sudoeste asiático têm algumas variações de sushi”, refere Dave. Que explica ainda que o sushi começou por ser “uma forma de conservar o peixe porque o vinagre atua como um antibiótico. O arroz cozido e o vinagre eram postos à volta do peixe para o conservar”.

O sushi é caro. “Quando começou, era uma comida de rua”. E o sushi era vendido em pequenos estabelecimentos sobre rodas. “É uma comida casual, mas também não é fast food, porque há sushi bars no Japão onde se paga cerca de 500 dólares ”.

Algum peixe do sushi é servido vivo. “Isso chama-se ikizukuri.” Dave explica que se trata de uma área diferente da cozinha japonesa e que esse prato não está sequer relacionado com o sushi.

As mulheres não podem ser chefs de sushi porque têm as mãos muito quentes. As mulheres não costumavam fazer sushi em lugares públicos, “mas agora há cada vez mais mulheres chefs de sushi por todo o Japão”.

O salmão é um peixe tradicional no sushi. “O salmão não era considerado um peixe tradicional para sushi porque se estraga muito rápido”. Só começou a surgir quando a refrigeração se espalhou pelo Japão.

A sopa miso é um aperitivo. No Japão, é costume comer-se sopa miso ao pequeno-almoço, sublinha Dave.

Sushi liga com saqué. “Como o sushi e o saqué são ambos feitos de arroz, é demasiado da mesma coisa”. Explica que normalmente se acompanha o sushi com cerveja ou chá verde.

Só se deve ir comer sushi em determinados dias. “Antigamente, talvez isso fosse verdade porque só havia embarques em certos dias. Não se recebia peixe ao domingo, por isso se fosse a um restaurante de sushi iria comer o peixe da sexta-feira anterior. Mas hoje em dia, graças ao comércio internacional, muitos restaurantes recebem peixe fresco a qualquer dia da semana”. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas