Sam McKnight, que já trabalhou com cabelos verdadeiramente icónicos, como o da princesa Diana ou da cantora Lady Gaga, partilhou as suas principais dicas para lavar o cabelo da forma mais correta e os erros mais comuns que cometemos.
Antes de tudo, certifique-se que o seu cabelo está completamente molhado
Não seja apressado quando chega a hora de lavar o cabelo. Ele precisa de estar completamente molhado antes de adicionarmos o champô.
"Ser o champô não fizer muita espuma, não adicione mais produto, mas sim água", aconselhou Sam McKnight.
"Primeiro, esfregue o champô entre as palmas das mãos. De seguida, aplique uniformemente no couro cabeludo. Concentre-se em massajar o couro cabeludo. Ao enxaguar, o champô irá limpar o restante cabelo naturalmente. Enxague sempre bem com água morna (não quente) para evitar irritação ou resíduos."
A qualidade da água também faz toda a diferença
"Água 'dura' contém minerais como cálcio e magnésio que podem acumular-se, deixando o cabelo opaco ou áspero", alerta Sam McKnight.
Saiba que existem chuveiros que ajudam a equilibrar a água de forma correta, eliminando elementos como ferro, chumbo e cloro.
O cabelo fica sem vida mesmo depois de lavado?
Se tem a sensação que o seu cabelo fica sem vida mesmo depois de lavado, Sam McKnight partilha algumas das ações que possam estar erradas.
- Não enxaguar bem;
- Usar um champô que não é adequado ao seu tipo de cabelo;
- Aplicar o condicionador muito perto da raiz.
"Use condicionador apenas no comprimento e nas pontas, a menos que o seu cabelo esteja muito seco. Um tratamento detox ou clareador também pode ajudar a reequilibrar o acumular de produto."
Saiba ainda que "o condicionador é essencial"
Sam McKnight salienta ainda que o "uso de condicionador é essencial para dar brilho, suavidade e facilidade de pentear".
Mas não fica por aqui nas dicas, pois aconselha ainda a esfregar, a ser gentil com o seu cabelo e secá-lo delicadamente com uma toalha para retirar a água.
"Se o seu cabelo estiver encharcado, o produto não será absorvido adequadamente". Além disso, recomenda, desembaraçar os fios com um pente de dentes largos é o melhor que tem a fazer. Mas, mais uma vez, faça-o com cuidado, pois o objetivo não é que o cabelo se parta em excesso.
Cabelo oleoso? Bicarbonato como champô seco e outros 'truques' naturais
Há vários fatores que podem levar a um aumento da produção de sebo e, consequentemente, deixar o cabelo mais oleoso. No entanto, existem alguns truques que podem ajudar.
- Champô com sabão preto;
- Champô seco rápido;
- Mais opções de champô a seco;
- Experimente também estes tratamentos: Vinagre de sidra depois do champô; Enxaguamento com hortelã; Enxaguamento com casca de laranja; Máscara de limão; Máscara de argila verde.