Fatores como stress, cansaço, depressão, poluição ou mesmo certos medicamentos podem levar a um aumento da produção de sebo deixando, desta forma, o cabelo mais oleoso. Mas sabia que há truques naturais aos quais poderá recorrer para atenuar este problema?
Segundo Martina Krcmár, autora do livro 'A Bíblia dos Segredos das Avós', poderá começar por usar champôs 'adaptados', isto é, feitos à medida das suas necessidades.
Champô com sabão preto
"Para obter um champô purificante, misture 2 colheres de sopa de sabão preto e 2 colheres de sopa de bicarbonato. Adicione um pouco de água para formar uma pasta líquida e deixe repousar meio dia. Retire o depósito que eventualmente se formou e misture. Este shampô conserva-se muito bem", escreve a autora.
Champô seco rápido
Se precisar de sair e não tiver tempo para lavar o cabelo, então espalhe um pouco de bicarbonato sobre o cabelo e deixe atuar. O bicarbonato absorve não apenas o excesso de sebo, como os cheiros, neste caso alimentos, tabaco ou transpiração. Tenha cuidado e evite o contacto com os olhos.
Mais opções de champô a seco
Se não quiser recorrer ao bicarbonato, então tem outras opções como é o caso de talco, aveia em pó (não em flocos), farinha de trigo ou de grão-de-bico, argila branca, fécula de milho araruta ou pó de licopódio (um musgo vegetal).
Experimente também estes tratamentos
Vinagre de sidra depois do champô
Misture 1 colher de sopa de vinagre de sidra e 5 gotas de óleo essencial de melaleuca em meio litro de água quente. Deite esta mistura sobre o cabelo massajando suavemente o couro cabeludo. Não enxague.
Enxaguamento com hortelã
Mistura 2 colheres de sopa de folhas de hortelã com 1 litro de água e leve à ebulição. Deixe arrefecer e coe. Utilize para enxaguar uma pela última vez.
Enxaguamento com casca de laranja
Ferva 1 punhado de cascas de laranja num litro de água durante 15 minutos. Deixe arrefecer e utilize para enxaguar uma última vez.
Máscara de limão
Misture 25 cl de água de nascente com 2 colheres de sopa de sumo de limão, 2 gotas de óleo essencial de Salva sclarea, 2 de cipreste, 2 de alfazema e 2 de cedro. Massaje o couro cabeludo para fazer penetrar e deixe atuar durante uma noite. Na manhã seguinte, lave o cabelo adicionando 1 gota de óleo essencial de limão e outra de cedro a 1 noz de shampô. Repita 1 ou 2 vezes por semana até registar melhoras.
Máscara de argila verde
Aplique uma pasta de argila verde montmorilonite e água de nascente ou mineral ou uma pasta de argila verde pronta a utilizar e massaje o couro cabeludo. Deixe atuar 5 minutos e enxague bem com água morna. Adicione 1 ou 2 colheres de sopa de vinagre de sidra à última água de enxaguar para dar brilho ao cabelo.