Permanecer inativo durante longos períodos não é benéfico. Um estilo de vida sedentário, como passar muito tempo sentado, pode trazer problemas à sua saúde.
Os entendidos neste ramo podem ajudar a tentar apaziguar os resultados do sucedido, como Joanna Dase, especialista global em fitness da Curves, que partilhou recomendações para desfazer os danos causados por não se movimentar muito durante o dia. Eis as principais dicas, citadas pelo HuffPost:
1 - Alongue os flexores da anca
Como dores nos joelhos e tornozelos? Na verdade, tal problema pode ser causado por ancas enfraquecidas ou 'desalinhadas', que podem piorar se ficar o dia todo sentado.
"Para evitar tal problema, inclua na sua rotina alongamentos suaves da anca, como agachamentos ('lunges') ou 'pigeon pose' ['postura pombo', uma posição de yoga que alonga as ancas, glúteos e músculos das pernas], para neutralizar a rigidez", aconselha Joanna Dase.
"Pode modificar estes exercícios conforme necessário, mas tente manter cada alongamento durante pelo menos 30 segundos de cada lado e repita a cada duas a três horas para soltar consistentemente os músculos tensos."
2 - Inclua treino de força na sua rotina
Ganhar músculo é uma boa forma de se proteger da perda muscular que está relacionada com a idade e que, segundo Joanna Dase, pode ser útil sobretudo para as pessoas que passam muito tempo sentadas.
"O comportamento sedentário pode fazer com que os músculos fiquem enfraquecidos ao longo do tempo porque não estão a ser usados ou desafiados", diz.
No entanto, isto não quer dizer que precisa de ir a um ginásio todos os dias. Aliás, basta um plano de exercício físico de cerca de 30 minutos que junte treino de força, cardio e alongamentos. Isto pode ajudar a reconstruiu a sua resistência muscular, melhorar a circulação e aliviar a tensão dos músculos.
Joanna Dase garante que duas a três vezes por semana pode fazer toda a diferença.
3 - Faça pausas apenas para se movimentar
É importante levantar-se da mesa de vez em quando apenas para se movimentar. Este conselho é, sobretudo, para pessoas que trabalham o dia todo sentadas.
"Sugiro caminhar ou fazer alongamentos leves a cada uma ou duas horas", recomenda Joanna Dase em conversa com o HuffPost.
"Certifique-se de se concentrar em abrir as ancas e arquear a coluna ao alongar, pois estas áreas geralmente sofrem mais esforço por ficar sentado durante muito tempo... Mesmo sessões de 10 minutos de atividade leve, três vezes por dia, podem se somar ao longo do dia."
4 - Fortaleça o seu core
Acredite que o seu core é, na verdade, um grupo de músculos que se estendem muito além do abdômen e incluem partes das costas também. Por isso, fortalecer o core é muito importante para combater os "efeitos negativos de ficar sentado o dia todo, como a dor lombar e a redução da firmeza.
“Exercícios como pranchas, pontes e abdominais de bicicleta envolvem músculos estabilizadores mais profundos que protegem e fortalecem a região abdominal... Incorporar exercícios básicos de duas a três vezes por semana ajuda a ativar músculos pouco utilizados, melhora o controlo do tronco e evita que o corpo entre no 'modo inativo'”, conclui Joanna Dase.
Leia Também: 80% vão sentir! Os três exercícios ideais para aliviar a dor lombar