Procurar

Despesa no ginásio? Saiba como ficar em forma sem muito custo

Muitas pessoas acham que precisam de grandes equipamentos, aulas ou até suplementos para reduzir o número na balança, mas na verdade há atividades sem custos (ou de custo reduzido) que pode já começar a adotar.

Despesa no ginásio? Saiba como ficar em forma sem muito custo

© Shutterstock

Marina Gonçalves
18/10/2025 17:02 ‧ há 1 dia por Marina Gonçalves

Especialistas revelam 11 maneiras fáceis de conseguir uma boa forma sem ter grandes gastos como a mensalidade num ginásio. 

 

Há quem acredite que só consegue perder peso com grandes equipamentos, aulas ou até suplementos. No entanto, tendo a estratégia certa, pode reduzir todos esses gastos e conseguir a forma física que deseja. 

Se quer ter um abdómen definido e reduzir ao mesmo tempo o orçamento, saiba como economizar com exercícios 'grátis' (ou com custo reduzido), como destaca o site Best Life Online. 

Mas, se quer mesmo optar pelo ginásio ou treinos personalizados, saiba como tentar economizar, ainda assim. 

1 - Caminhadas ou corridas ao ar livre 

Por vezes achamos que para criar uma rotina de exercício físico consistente é necessária uma matrícula num ginásio ou investir em equipamentos para casa. Mas se está a começar, uma das melhores maneiras de avaliar de que forma é que se consegue comprometer é optar por uma forma de exercício completamente grátis. 

Caminhadas e corridas perto de casa podem ser um bom começo. "Pode ser à sua porta, no local onde vive ou num parque próximo. Pode surpreender-se com a eficácia disto quando feito com frequência - tudo isto pelo preço de um bom par de ténis", comenta Tanya Peterson, vice-presidente da empresa de finanças pessoais Achieve.

2 - Procure vídeos de exercícios gratuitos online 

Todo o conteúdo online no que diz respeito à atividade física veio mudar o mundo dos treinos, tendo-se tornado mais fácil do que nunca evitar a necessidade de nos matricularmos num ginásio. 

"Treinar em casa pode ser muito barato", afirma Trae Bodge, especialista em compras da TrueTrae.com. "Existem milhares de vídeos gratuitos no YouTube que não exigem nenhum equipamento ou apenas exigem equipamento mínimo - e pode melhorar adicionando faixas fitness baratas ou equipamentos de levantamento de peso."

3 - Use dispositivos como um smartwatch 

Assim como os smartphones, um smartwatch pode monitorizar a sua atividade física diária, dando-lhe um feedback em tempo real e alertas para se levantar e mover-se. Estes dispositivos também podem ser uma ótima maneira de o ajudar a adotar uma rotina de exercícios (e tem um custo menor quando comparado com uma mensalidade de inscrição num ginásio ou com um personal trainer). 

4 - Compre equipamentos usados 

Há sites que vendem artigos usados relacionados com a atividade física e que podem ser comprados por um preço inferior. Esteja atento porque os equipamentos em segunda mão pode ser uma boa opção para 'aliviar' a carteira. 

5 - Evite suplementos caros

Se continua em contacto com anúncios direcionados no TikTok e no Instagram sobre "o próximo grande suplemento para perda de peso ou para ganhar de massa muscular", não acredite no 'hype'.

A maioria dos especialistas em fitness ou personal trainer vão dizer-lhe que tudo o que precisa é de elementos básicos e 'chave' como a proteína e creatina. Mas fale com um médico antes de gastar dinheiro com suplementos. 

6 - Verifique os benefícios da sua empresa

Várias empresas, hoje em dia, oferecem aos trabalhadores planos que vão além do salário ou seguro de saúde. Confirma junto da sua entidade empregadora se tem algum acordo com algum ginásio e planos de nutrição, como aconselha Scott Lieberman, fundador da Touchdown Money. 

"Se estiver nessa 'lista', pode aproveitar uma ginásio de qualidade sem custos ou com despesas mais baixas", acrescenta. 

7 - Teste as aulas 

Muitas vezes a primeira aula [de uma atividade física] é oferecida antes de comprar qualquer planos [de treino]", alerta Scott Lieberman. "Se frequentar 10 aulas diferentes, pode ter a oportunidade de encontrar uma que lhe interesse e ganha nove treinos grátis nas outras."

8 - Tenha em atenção e faça corretamente a sua inscrição no ginásio

Se quer mesmo optar pelo ginásio, o custo de adesão ou equipamento de treino pode variar muito dependendo da época em que adquire. Especialistas aconselham a esperar por uma promoção - é uma boa oportunidade de reduzir os gastos. 

"Se puder esperar, janeiro costuma ser uma boa época para economizar nas despesas relacionadas à atividade física", diz Scott Bodge. "Quem adota o lema 'ano novo, vida nova' encontrará descontos em mensalidades de ginásio, equipamentos de treino para casa e roupas."

9 - Tente negociar a sua inscrição

"Não aceite o primeiro preço que lhe oferecerem", aconselha a especialista em economia Andrea Woroch. Isso inclui perguntar sobre descontos ou assinar um contrato de um ano ou mais. "Se o representante do estabelecimento não negociar o preço da assinatura mensal, talvez possa diminuir ou retirar as taxas de inscrição ou oferecer algum valor agregado através de vouchers para convidados ou sessões de treinos personalizadas", sugere ainda.

E, não se esqueça, leia sempre as letras pequenas antes de assinar. 

"Existe um prazo mínimo? A taxa muda com o passar do tempo? É permitido treinar apenas em determinados dias ou horários?", alerta Tanya Peterson.

10 - Divida os custos com um amigo ou familiar

Além de ser um incentivo extra, convidar amigos e familiares para treinarem juntos pode, por vezes, ser uma boa ajuda para economizar. 

"Se está à procura de um treino personalizado, mas não quer pagar taxas altas por uma sessão individual, encontre um ou dois amigos que tenham os mesmos objetivos para dividir os custos", recomenda Andrea Woroch.

A maioria dos personal trainers não se importam, mas convém perguntar sempre primeiro. Caso contrário, opte por uma aula de treino em pequenos grupos, que lhe permita receber dicar personalizadas e sem um custo elevado. 

11 - Compre apenas o que vai usar

"Mesmo que um ginásio esteja a oferecer uma promoção fantástica em treinos personalizados, se não quiser usar as sessões ou não conseguir encaixá-las na sua agenda, já está a perder dinheiro", alerta Tanya Peterson. "Da mesma forma, se vir uma promoção para treinos em casa, mas sabe que odeia treinar em ambientes fechados, tem de deixar passar."

Se quer os benefícios de fazer exercício num ginásio, mas precisa de alguma flexibilidade, Tanya Peterson sugere considerar 'planos' com um número específico de idas ao estabelecimentos. Dessa forma, não assinará uma inscrição chamativa que vai depois ser desperdiçada. 

Leia Também: 80% vão sentir! Os três exercícios ideais para aliviar a dor lombar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10