Depois de ter entrado no top 5 das melhores receitas com café do mundo num ranking do TasteAtlas, eis que Portugal volta a ser nomeado pelo conhecido website, um guia seguido por milhões de pessoas, mas para dar conta das 8 piores iguarias da pastelaria portuguesa, isto é, aquelas que conquistaram menos fãs. Ei-la.
1. Bolos de São Gonçalo
Os Bolos de São Gonçalo têm origem em Amarante e distinguem-se pelo seu icónico formato fálico.
A título de curiosidade, como lembra o site, no dia 10 de janeiro e no primeiro fim de semana de junho realizam-se festas em homenagem a São Gonçalo de Amarante, onde estes bolos em forma de pénis nunca faltam.
© Shutterstock
2. Tíbias de Braga
É um dos doces típico de Braga e é feito de uma massa crocante que é polvilhada com açúcar e recheada com creme de confeiteiro.
O recheio pode incluir banana, abacaxi, framboesa, avelã, caramelo e capuccino.
© Shutterstock
3. Cavacas
Muito leve e doce, esta iguaria portuguesa é feita com farinha, óleo e ovos. Confecionada em formas individuais, a massa fica oca e é enriquecida com açúcar em glacé.
Podem ser encontradas em diversas regiões de Portugal, entre elas, Viseu.
© Shutterstock
4. Tortas de Guimarães
Com formato de meia-lua, este pastéis são feitos com uma massa fina e folhada recheada com uma combinação de açúcar, gema de ovo, amêndoa moída e doce de gila.
Preparados originalmente pelas freiras de Santa Clara, atualmente são uma das sobremesas mais conhecidas de Guimarães.
© Shutterstock
5. Filhós
Este é um doce de pastelaria que dispensa apresentações. Presente em todas as mesas portuguesas no Natal, é feito com massa levedada enriquecida com sumo de laranja.
© Shutterstock
6. Pastel de Santa Clara
Este doce tem vários formatos e tamanhos e combinam a massa fina e crocante com um recheio de doce de amêndoa e gema de ovo.
Estes foram criados pelas freiras Convento de Santa Clara, em Coimbra.
© Shutterstock
7. Pastel de Chaves
Ao contrário de todas as iguarias referidas até então, o Pastel de Chaves tem um recheio salgado, nomeadamente uma mistura de carne moída de vaca com pão e cebolo.
A sua receita remonta a 1862, sendo que a primeira pessoa a prepará-la terá sido Teresa Feliz Barreira, fundadora da Casa do Antigo Pasteleiro.
Esta guardou a receita original durante 75 anos, até à década 1940, quando outras pastelarias começaram a fabricar o mesmo produto.
© Global Imagens
8. Jesuítas
Conhecidos pelos seu formato triangular, os jesuítas eram confeccionados nos conventos. Facilmente encontrado em diversas pastelarias, são feitos de massa folhada e com recheio de doce de ovos.
© Shutterstock
Os rankings do TasteAtlas são baseados na opinião do público, sendo que as opiniões de bots ou nacionalistas são ignoradas.
Para esta lista foram registadas 2.773 avaliações até ao dia 18 de setembro de 2025, das quais 2.044 foram reconhecidas pelo sistema como legítimas.