O e-commerce é um modelo de consumo digital que está a aumentar em Portugal, é o que mostram os dados do Barómetro E-Shopper 2025 da DPD.
Os mais jovens continuam a ter um peso relevante nestes dados e a geração Z demonstra-se "influenciada pelas redes socias para fazer compras online".
Os portugueses procuram experiências de compra que se adaptem às suas rotinas e necessidades, "querem mais comodidade, flexibilidade e controlo sobre todo o processo", explica a porta-voz da DPD Portugal, Carla Pereira em exclusivo ao Notícias ao Minuto.
A evolução e diversidade das opções de entrega foi um ponto determinante neste processo, adianta a porta-voz.
Atualmente, 75% da população portuguesa já compra online e, sabe-se ainda que 100% dos e-shoppers portugueses da Geração Z usam redes sociais semanalmente. Entre estes jovens, 92% recorre a estas plataformas para "inspiração de compras", isto é, permite que as redes sociais exerçam influência sobre os seus consumos.
Leia Também: Livre-se destas nove coisas da sua despensa (o mais depressa possível!)
Uma das estratégias que tem convencidos os portugueses são "as entregas fora de casa, em particular através dos lockers", que têm registado um aumento expressivo. A porta-voz da distribuidora refere que a utilização subiu cinco pontos percentuais face a 2023, sendo utilizado por 14% dos e-shoppers portugueses, "valorizam cada vez mais a autonomia, a liberdade de horários e a conveniência", acrescenta Carla Pereira.
O e-commerce deixou de ser uma resposta pontual a uma necessidade e tornou-se um modo de consumo quotidiano, sustentado por opções de entrega mais inteligentes, previsíveis e sustentáveis, que acabam por colocar o cliente no centro da experiência.
Além das opções de entrega as pessoas que representam este estudo valorizam a rapidez e flexibilidade. A porta-voz esclarece que essa combinação de comodismo e conveniência tornou-se "uma extensão natural dos hábitos de consumo dos portugueses, que procuram hoje experiências ajustadas ao seu ritmo de vida".
Leia Também: Oito batons gloss para todas as carteiras (o mais barato custa 2 euros)