Para algumas pessoas, quando as frutas começam a ficar demasiado maduras deixam de ser tão apetecíveis e a tendência é descartar, bem como acontece com as cascas e caroços. Não obstante, dois especialistas em culinária, em declarações ao 'Martha Steward' mostraram que é possível dar uma segunda vida a esses "restos de fruta".
O desenvolvimento destas práticas ecológicas, de acordo com os especialistas prende-se com a promoção de comportamentos sustentáveis, com o reaproveitamento e com uma consequente técnica para economizar.
Conheça algumas das opções para dar uma segunda vida às frutas que tem em casa.
Vinagre
Aproveitar frutas para produzir vinagre caseiro é uma das sugestões de Camilla Wynne. A confeção deste tempero envolve um "processo de fermentação alcoólica, juntamente com as frutas, água, açúcar e uma cultura inicial (geralmente um vinagre existente)".
Se não quiser experimentar o vinagre quando estiver pronto, não precisa de ter pressa, uma vez que "o vinagre tem uma vida útil praticamente infinita", devido ao seu nível elevado de acidez, explica.
As cascas de maçã dão origem ao vinagre tradicional de maçã, mas frutas como morangos ou caroços de cerejas ou damascos também são uma excelente possibilidade.
Kombucha
Camilla Wynne conta que, na maior parte das vezes, usa "restos de frutas para dar sabor às kombucha caseiras".
Esta bebida passa por um processo semelhante ao do vinagre. Trata-se de um processo de fermentação. Enquanto o vinagre fermenta em álcool antes de se tornar vinagre, a kombucha fermenta em chá, tornando-se uma bebida agridoce em menos tempo.
Independentemente do chá utilizado na fermentação é possível adicionar restos de uma fruta para dar sabor, por exemplo, cascas de pêssegos.
Leia Também: Podemos comer bananas com "manchas"? Saiba o que dizem os especialistas
Frutas Cristalizadas
Este tipo de frutas pode ser confecionado de duas maneiras diferentes: conservando-as numa calda ou secando e revestindo-as com uma crosta de açúcar.
Pode consumir as frutas assim, mas os especialistas sugerem cortar em cubos para adicionar a queques ou a outros bolos. Camilla Wynne recomenda, em particular, cascas de frutas, como laranjas, limões ou limas.
Apesar das frutas cítricas se assumirem como "padrão" no que toca ao consumo de frutas cristalizadas, as cascas de maçã também podem ser interessantes do ponto de vista da textura da fruta e Wynne diz que costuma ser "divertido" usar essa fruta.
A forma como o fazem pode ser um processo livre e pode envolver criatividade. As frutas podem apresentar-se em palitos, com formatos circulares ou em pedaços pequenos.
Picles
Apesar deste alimento ser mais associado a vegetais como pepinos, o empresário Jorge Azevedo explica à mesma fonte que as frutas têm um teor de açúcar superior, o que permite uma fermentação mais rápida. Inclusive, podem chegar a desenvolver pequenas quantidades de álcool, o que pode ser bom ou mau, dependendo da expectativa que criou para o produto final", acrescenta.
Os restos de frutas mais indicados para conservar:
- Cascas de melancia
- Cascas de frutas cítricas
- Abacaxi
- Maçã
- Pera
- Manga
Se não ficou convencido com estas utilidades dos restos de fruta pode usar a criatividade e experimentar fazer alguma compota ou geleia com frutas mais maduras.
Leia Também: Livre-se destas nove coisas da sua despensa (o mais depressa possível!)