Manter a saúde intestinal é imprescindível para o nosso bem-estar e traz inúmeros benefícios: o combate à ansiedade, o bom funcionamento cognitivo, a regulação do sistema imunológico, a estabilização dos níveis de açúcar no sangue, a diminuição de doenças cardíacas, o equilíbrio das hormonas são apenas alguns deles.
Tendo isto em conta, o gastroenterologista Joseph Salhab destacou um snack, com apenas dois ingredientes, que poderá ser um grande aliado na saúde intestinal: pudim de chia e iogurte.
Os (muitos) benefícios da chia para o intestino
A chia está na moda no que diz respeito à alimentação saudável e percebe-se porquê. Para além de ser rica em fibras, contém ómega 3, que contribui para o bom funcionamento do cérebro e do coração. Para além disso, estas sementes, consideradas um superalimento, são também muito ricas em magnésio, que ajuda na regulação do sono, no alívio da ansiedade, no fortalecimento dos ossos e na regulação dos níveis de açúcar no sangue.
Ora, quando combinada com iogurte probiótico, a chia forma um snack poderoso, conforme destaca o médico Joseph Salhab.
"As pessoas perguntam sempre se devem misturar sementes de chia com água ou com iogurte", referiu num vídeo que partilhou no TikTok. "A diferença é a seguinte: quando se misturam sementes de chia com água, basicamente consegue-se fibras e hidratação, o que é bom. Mas ao juntar sementes de chia com iogurte, consegue-se uma combinação potente para a saúde intestinal", considera.
Que tipo de iogurtes fazem melhor ao intestino?
É certo que os iogurtes contribuem para a saúde intestinal, contudo, há três que se destacam.
1.Iogurte grego
Referem que o soro é filtrado, o que lhe confere uma consistência mais espessa. Ajuda a recuperar se estiver com as defesas do intestino em baixo. Contém entre 8% e 16% de proteína.
2. Iogurte natural
É ideal para quem quer cuidar da sua alimentação e reduzir o número de calorias ingeridas. O melhor é ler sempre o rótulo para perceber a sua composição.
3. Kefir
É um produto lácteo líquido e fermentado. O leite mais comum para o produzir é o leite de vaca. Melhora a flora intestinal e contém altos níveis de vitamina B12, K2, cálcio, magnésio e enzimas.