Procurar

O truque para baixar o açúcar no sangue sem deixar de comer doces

Se está com remorsos por ter ingerido demasiados açúcares perceba o que pode fazer. Os especialistas não o vão julgar, mas podem arranjar alternativas saudáveis para combater este problema.

O truque para baixar o açúcar no sangue sem deixar de comer doces

© Shutterstock

Inês Monteiro
06/10/2025 19:00 ‧ há 23 horas por Inês Monteiro

Lifestyle

Açúcares

Para quem partilha nas redes sociais o doce que come fora da dieta e quase sente necessidade de bloquear a nutricionista que incute uma "alimentação aborrecida" vai gostar de ouvir o que esta especialista defende. Trata-se exatamente daquilo que quer ouvir:  "O importante é haver equilíbrio".

 

Ainda assim, Jeanette Giacinto explica ao 'EatingWell' que tudo se resume a uma condição - a necessidade de água no organismo dita a nossa fome ou aparente necessidade de algo que nos preencha esse vazio que, na verdade devia ser ocupado por água.

"Se está desidratado, é possível que  pense que está com fome, não com sede", o que o pode levar desnecessariamente a consumir alimentos "rápidos, principalmente aqueles que contêm hidratos de carbono e açúcares". O que pode prejudicar o controle de açúcar no sangue, explica a nutricionista.

Como saber se tenho fome ou estou desidratada?

Se acabou de fazer uma refeição e sente necessidade de um doce, provavelmente essa prática tornou-se um hábito ou então não ingeriu nutrientes e hidratos suficientes durante a refeição.

Para testar essa aparente necessidade, a especialista recomenda tomar um ou dois copos de água de 10 em 10 minutos, por exemplo. A partir daí, "se ainda tiver aquela sensação de fome, vá em frente e faça um lanche saudável".

Leia Também: "A grávida tem necessidades de nutrientes, mas não deve 'comer por dois'"

"Manter-se hidratado é a chave"

Tanto por oferecer uma sensação de saciedade, como por ajudar no funcionamento natural do organismo e facilitar a dissolução dos açucares que "estavam a mais".

"Quando está desidratado o sangue fica mais concentrado, o que pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue pareçam mais altos" refere Kristen Lorenz ao 'EatingWell'. 

Esta especialista destaca a necessidade acrescida de água para diabéticos, uma vez que estão mais propensos a efeitos de desidratação e não é recomendável que tenham leituras instáveis de açúcar no sangue.

Por outro lado, Lorenz esclarece que não se deve beber como forma de combate aos excessos, visto que "beber bastante água ajuda a diluir a glicose na corrente sanguínea". Como tal, a nutricionista sublinha uma "hidratação adequada para todos".

Se não sabe se está a consumir a quantidade indicada e sente efeitos indesejados associados ao consumo de água, a especialista recomenda consultar um profissional.

Leia Também: Devemos tomar suplementos? Veja o efeito do magnésio

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10