Procurar

Como tratar as bolhas nos pés (e não só) com produtos da sua despensa

Uma bolha no pé pode causar grandes dores, mas saiba que há truques que poderão ajudar a tratá-las mais rapidamente. O mel e a 'pele' do ovo poderão ser dois grandes aliados neste processo.

Como tratar as bolhas nos pés (e não só) com produtos da sua despensa

© Shutterstock

Mariline Direito Rodrigues
08/10/2025 14:23 ‧ há 11 horas por Mariline Direito Rodrigues

Lifestyle

Bolhas nos pés

Quem nunca ficou com bolhas nos pés após estrear uns sapatos novos ou caminhar em demasia que atire a primeira pedra. Pois bem, saiba que antes de ir a correr à farmácia há soluções naturais pelas quais poderá optar para resolver este problema que, apesar de ser pequeno em dimensão, incomoda e muito. 

 

Afinal, o que é uma bolha?

Segundo o livro 'A Bíblia dos Segredos dos Avós' uma bolha é "uma pequena bolsa de tecido que se forma nas camadas superiores da epiderme" deixando a pele "quente e vermelha". 

Tal pode ser provocado pela fricção - em sapatos ou movimentos repetitivos, por uma queimadura, resfriado ou um produto tóxico.

"A maior parte das bolhas contêm um líquido claro, o soro, mas podem também estar cheias de sangue ou de pus quando há infeção", realça ainda a autora, Martina Krcmár.

O que fazer quando se forma uma bolha

Antes de perceber o que tem de fazer, convém saber o que se deve evitar a todo o custo e, neste caso, será rebentar a bolha. "Em princípio não se deve tocar numa bolha, mas antes protegê-la e deixar que rebente sozinha, desinfetando e protegendo depois a ferida".

E se precisar mesmo de rebentar a bolha?

Se as dores forem demasiado intensas e sentir necessidade de rebentar a bolha, então deverá seguir os seguintes passos: 

  • Lave bem as mãos
  • Desinfete e área que rodeia a bolha
  • Use uma agulha esterilizada ou desinfetada com a chama de um isqueiro
  • Introduza a agulha em vários pontos da bolha, ao nível da base, e deixe o líquido sair sozinho
  • Desinfete e proteja com um penso

Recorra ao ovo para ajudar na cura da bolha

Para acalmar a dor e acelerar a cicatrização poderá aplicar por cima da bolha a "fina pele branca que reveste o interior de um ovo, a casca e a clara" e conservar a ferida com um penso durante uma noite. Para além de nutritiva, a pele do ovo é antissética e cicatrizante, podendo ser também aplicada em borbulhas. 

Mel também é um importante aliado!

Sendo um dos antibacterianos mais poderosos que a natureza nos dá, pode recorrer ao mel nestes casos. Para isso basta aplicar um pouco na bolha. Isto impede que a ferida infete e ativa a cicatrização.

Como evitar a formação de bolhas

Mais importante do que a cura, é a prevenção. Assim, o livro recomenda truques que o poderão salvar de uma bolha dolorosa. 

Se comprar uns sapatos em pele, antes de os usar, deverá amaciá-los. Para isso, "faça dois rolos com papel de jornal, embeba-os em água e introduza-os em cada sapato". Depois de uma noite, os sapatos já não magoarão os seus pés. Se substituir a água pela álcool, os resultados serão ainda mais eficazes. 

Se for fazer uma longa caminhada, aplique folhas frescas ou seiva de tanchagem nos pés. Este é um truque que irá prevenir o aparecimento de bolhas. 

Tuberculose em hotel de Lisboa: Como se propaga? Quais os sintomas?

Tuberculose em hotel de Lisboa: Como se propaga? Quais os sintomas?

Um caso de tuberculose pulmonar, contagiosa, foi confirmado pela Direção-Geral da Saúde. O utente é um profissional com ligação a um hotel na região de Lisboa. Os contactos de risco já estão a ser identificados.

Ana Teresa Banha | 17:15 - 07/10/2025

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10