Quem nunca ficou com bolhas nos pés após estrear uns sapatos novos ou caminhar em demasia que atire a primeira pedra. Pois bem, saiba que antes de ir a correr à farmácia há soluções naturais pelas quais poderá optar para resolver este problema que, apesar de ser pequeno em dimensão, incomoda e muito.
Afinal, o que é uma bolha?
Segundo o livro 'A Bíblia dos Segredos dos Avós' uma bolha é "uma pequena bolsa de tecido que se forma nas camadas superiores da epiderme" deixando a pele "quente e vermelha".
Tal pode ser provocado pela fricção - em sapatos ou movimentos repetitivos, por uma queimadura, resfriado ou um produto tóxico.
"A maior parte das bolhas contêm um líquido claro, o soro, mas podem também estar cheias de sangue ou de pus quando há infeção", realça ainda a autora, Martina Krcmár.
O que fazer quando se forma uma bolha
Antes de perceber o que tem de fazer, convém saber o que se deve evitar a todo o custo e, neste caso, será rebentar a bolha. "Em princípio não se deve tocar numa bolha, mas antes protegê-la e deixar que rebente sozinha, desinfetando e protegendo depois a ferida".
E se precisar mesmo de rebentar a bolha?
Se as dores forem demasiado intensas e sentir necessidade de rebentar a bolha, então deverá seguir os seguintes passos:
- Lave bem as mãos
- Desinfete e área que rodeia a bolha
- Use uma agulha esterilizada ou desinfetada com a chama de um isqueiro
- Introduza a agulha em vários pontos da bolha, ao nível da base, e deixe o líquido sair sozinho
- Desinfete e proteja com um penso
Recorra ao ovo para ajudar na cura da bolha
Para acalmar a dor e acelerar a cicatrização poderá aplicar por cima da bolha a "fina pele branca que reveste o interior de um ovo, a casca e a clara" e conservar a ferida com um penso durante uma noite. Para além de nutritiva, a pele do ovo é antissética e cicatrizante, podendo ser também aplicada em borbulhas.
Mel também é um importante aliado!
Sendo um dos antibacterianos mais poderosos que a natureza nos dá, pode recorrer ao mel nestes casos. Para isso basta aplicar um pouco na bolha. Isto impede que a ferida infete e ativa a cicatrização.
Como evitar a formação de bolhas
Mais importante do que a cura, é a prevenção. Assim, o livro recomenda truques que o poderão salvar de uma bolha dolorosa.
Se comprar uns sapatos em pele, antes de os usar, deverá amaciá-los. Para isso, "faça dois rolos com papel de jornal, embeba-os em água e introduza-os em cada sapato". Depois de uma noite, os sapatos já não magoarão os seus pés. Se substituir a água pela álcool, os resultados serão ainda mais eficazes.
Se for fazer uma longa caminhada, aplique folhas frescas ou seiva de tanchagem nos pés. Este é um truque que irá prevenir o aparecimento de bolhas.