Para os dias em que já acorda exausto, qualquer desafio do dia a dia pode ser encarado como um obstáculo. Como tal, especialistas recomendam que experimente exercícios de ioga, que se podem tornar em pequenos prazeres do dia a dia.
Um estudo conduzido pela Universidade de Harvard determinou alguns dos benefícios diretos associados à prática de ioga.
Em primeiro lugar é importante perceber que há vários tipos de ioga e todos eles apresentam várias posições, também estas com diferentes incidências no corpo humano.
Hatha é um dos estilos mais populares que acaba por combianar outros tipos de ioga. Centra-se em exercícios corporais (posturas de ioga) controlados pela respiração.
Esta modalidade não exige sobrecarga física, permite que execute as posições de forma calma mantendo a respiração controlada.
Leia Também: Seis hábitos que podem estar a prejudicar a saúde da sua bexiga
Benefícios do ioga
— Melhora a consciência corporal: Permite que desenvolva consciência interior e concentre a atenção nas habilidades do corpo no momento presente. A par disso, ajuda a desenvolver a respiração e a força da mente e do corpo
— Melhora a imagem corporal: As melhorias na aparência física tornam-se uma consequência da consciência corporal. Conhecendo o nosso corpo vamos perceber as necessidades dele e, consequentemente, vamos saber trabalhá-lo melhor.
— Melhora a condição física e psicológica: A execução de determinadas posições de ioga têm a capacidade de aliviar a tensão, bem como dar mais flexibilidade que pode ajudar até em tarefas simples do dia a dia.
— Ajuda a alimentar-se de forma consciente: A prática de ioga, por ser uma estratégia 'mindfulness', vai focar a sua atenção no que está "experimentar no momento presente sem se julgar". Desta forma, permite que as pessoas sejam mais disciplinadas, o que diminui o risco de uma alimentação compulsiva ou de "fome emocional".
— Benefícios cardiovasculares: Ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão.
A Universidade de Harvard adianta que a prática desta modalidade está a ser incluída em programas de reabilitação cardíaca precisamente pelos benefícios cardiovasculares e de alívio de stress acumulado.
Leia Também: Mais de 60 anos? Esta bebida barata pode ajudar a proteger o seu cérebro