Quando a loiça suja se acumula é inevitável recorrer-se à mais fiel 'ajudante' que se tem dentro de casa: a máquina de lavar loiça. Ora, para muitas famílias este é um eletrodoméstico indispensável na sua rotina. Não é difícil encontrar exemplos de pessoas que a usam diariamente e, mesmo em alguns casos, duas vezes ao dia.
Mas sabia que esta prática não é aconselhada pelos especialistas?
Embora as máquinas de lavar loiça sejam pensadas para funcionar com bastante regularidade, especialistas consideram que ao fazê-lo todos os dias coloca o equipamento - e o seu bolso - em risco. Perceba porquê.
1. Usar a máquina de lavar loiça todos os dias provoca um maior desgaste do equipamento
Uma máquina de lavar loiça é composta por uma grande variedade de peças, desde filtros, bombas, entre outras componentes. Ou seja, quanto maior o seu uso, maior o seu desgaste. Assim, as lavagens diárias podem diminuir o tempo de vida da máquina e, consequentemente, das respetivas peças. Para os especialistas, as pausas são fundamentais para prolongar o tempo de vida da máquina.
2. Mais lavagens, mais dinheiro gasto ao final do mês
Não é difícil fazer as contas: quanto mais lavagens faz, mais água e luz vai gastar. Isto ir-se-á refletir diretamente nas contas do final do mês. Se realmente usar a máquina da loiça todos os dias deverá optar pelos ciclos mais económicos (ou de poupança de energia) e certificar-se que a máquina está completamente cheia (ponto que destacamos a seguir).
3. Desperdício de água em máquinas parcialmente cheias
A escolha acertada dos ciclos de lavagem também poderá ser um dos seus aliados. Se todos os resíduos de comida forem retirados previamente da loiça, então não será necessário um ciclo tão intenso de lavagem, pois um mais económico - ou mais curto - fará o mesmo trabalho.
Nesta perspetiva, os especialistas aconselham a que a máquina esteja totalmente cheia para se iniciar uma nova lavagem. Caso isto não aconteça, então dever-se-á optar por um ciclo mais curto.
4. Usar a máquina de lavar loiça todos os dias aumenta as suas necessidades de manutenção
As lavagens diárias aumentam a necessidade de uma maior manutenção da máquina e das suas componentes. Caso esta manutenção não seja feita com a regularidade necessária, então poderão surgir diversos problemas como o entupimento de filtros, o surgimento de odores desagradáveis e mesmo bloqueios do ralo.
Ou seja, quanto mais vezes usar a máquina de lavar a loiça, mais vezes precisará de limpar os filtros, remover o excesso de calcário e evitar que restos de comida se acumulem nas peças.
A principal lição a reter é que o uso da máquina de lavar loiça deverá ser feito de forma consciente e cuidadosa. Isto trará vantagens à sua rotina e a longo prazo à sua carteira.
Leia Também: Entenda como as redes sociais podem estar a alterar o seu humor