Procurar

Excesso de açúcar no sangue? Pare de ignorar este sintoma 'silencioso'

Parece um sintoma inofensivo, mas pode indicar que está com excesso de açúcar no sangue. Pode acabar por ser um problema e é algo com que deve ter algum cuidado. Saiba o que dizem alguns especialistas.

Excesso de açúcar no sangue? Pare de ignorar este sintoma 'silencioso'

© Shutterstock

Adriano Guerreiro
01/09/2025 18:30 ‧ há 1 dia por Adriano Guerreiro

Lifestyle

Saúde

Por vezes, não é preciso medir o açúcar para perceber que está com os níveis acima do normal. Existem alguns sinais que o corpo lhe dá que podem indicar isso mesmo. Podem existir situações em que são 'silenciosos' e o melhor é não ignorar. Pode estar a camuflar algum tipo de situação e o melhor é saber o que se passa consigo e como pode tratar da situação.

 

Desta forma, deverá sempre ter em conta quando está com sede. É algo que pode indicar que está com açúcar em excesso no organismo. O médico Samar Singh, em entrevista à revista Parade, deu a explicação. "Na verdade, é um dos primeiros sinais mais comuns que vemos quando o açúcar no sangue de alguém está elevado."

Explica que tal deve-se ao facto de os rins terem de trabalhar mais para evitar o excesso de açúcar na corrente sanguínea. O aumento das idas à casa de banho está relacionado com a desidratação.

Leia Também: Comer batatas fritas 3 vezes por semana pode aumentar risco de diabetes

"Muitas vezes, isto pode levar a um ciclo vicioso de beber mais bebidas açucaradas, como sumos ou refrigerantes, o que pode piorar ainda mais os altos níveis de açúcar no sangue e levar a ainda mais desidratação", continua o médico Yoon Kook Kim.

"Um simples exame de sangue pode verificar se há níveis elevados de glicose e ajudar a detectar diabetes ou pré-diabetes. Para pessoas que já vivem com diabetes, a sede excessiva pode significar que o açúcar no sangue está alto, por isso é importante verificar seus níveis de glicose, ver os medicamentos que está a tomar e falar com o seu médico se os sintomas persistirem", diz Samar Singh.

Outros sintomas que podem indicar açúcar no sangue em excesso

Sintomas como idas frequentes à casa de banho, dores de cabeça ou visão turva também podem estar relacionados com os altos níveis de açúcar no sangue. Poderá correr o risco de vir a ter fadiga e dificuldade em curar feridas. "Esses sintomas podem desenvolver-se gradualmente e, às vezes, são confundidos com outros problemas, por isso é importante prestar atenção", continua Samar Singh.

Dicas para reduzir naturalmente os níveis de açúcar no sangue

Para ajudar nesta 'missão', médicos, citados no The Herald, ofereceram alguns conselhos que qualquer um pode colocar em prática.

Sete dicas para reduzir os níveis de açúcar no sangue: 

Escolha um adoçante mais saudável

"Se está preocupado com os seus níveis de açúcar no sangue, a stevia é, sem dúvida, a escolha mais saudável, especialmente se tiver diabetes", afirma Fred Pescatore, um médico; 

Beba vinagre de sidra de maçã antes de comer

"Pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue depois de comer", especialmente para pessoas com diabetes, explica Shawn Rowland, outro médico; 

Comece a usar canela

Basta "uma colher de chá por dia para ajudar a melhorar o controlo do açúcar no sangue", diz Shivani Amin, médica; 

Programe as suas refeições

Tente "comer em intervalos regulares, idealmente entre cada três a quatro horas", acrescenta o médico. "Evitar um intervalo grande entre as refeições pode prevenir níveis baixos de açúcar no sangue, ou hipoglicemia, assim como níveis elevados de açúcar no sangue, ou hiperglicemia"; 

Inclua muita fibra e proteína nas refeições

É uma combinação simples e capaz de "retardar a absorção de hidratos de carbono, evitando picos de açúcar no sangue"; 

Faça exercício regularmente

 "Exercício físico regular, especialmente os exercícios aeróbicos e o treino de resistência, conduz os açúcares da corrente sanguínea para as células, especialmente para os músculos", afirma Libu Varughese, um médico. "Isto resultará em níveis de açúcar no sangue mais saudáveis"; 

Tire sempre uns minutos (ou horas) para relaxar

Infelizmente, "o stress crónico não é bom para nenhum aspeto da nossa saúde" e pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, afirma Shivani Amin. Também recomenda que tente "dormir sete a nove horas por noite sem interrupções para ajudar a manter o equilíbrio hormonal e a estabilidade do açúcar no sangue".

Leia Também: Estudo. Trocar o pão por manga ao pequeno-almoço melhora diabetes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10