Os conselhos de uma reumatologista para proteger a saúde óssea

A reumatologista Natalie Azar compartilha conselhos valiosos para proteger a saúde óssea. Desde a prevenção precoce da osteoporose até a importância da ingestão de cálcio, descubra como manter seus ossos fortes e saudáveis.

saúde, ossos, mulher, casa, sofá

© Shutterstock

Adriano Guerreiro
10/07/2025 08:41 ‧ há 6 horas por Adriano Guerreiro

Lifestyle

Ossos

Manter os ossos fortes é algo fundamental para conseguir prevenir algumas doenças futuras. Embora a osteoporose seja um dos problemas mais comuns, existem mais condições a que deve estar atento. Uma reumatologista revelou os cuidados que deve ter de forma a conseguir proteger a sua saúde óssea.

 

Natalie Azar revelou ao Today alguns conselhos que vão fazer toda a diferença evitar com que fique com os ossos mais enfraquecidos e suscetíveis a problemas de maior anos mais tarde. Saiba o que tem de fazer.

1- Nunca esperar por uma fratura para começar a pensar em osteoporose

"Embora o exame de densidade óssea geralmente aconteça aos 65 anos, certos medicamentos, doenças e o histórico familiar contribuem para a saúde óssea e podem torná-lo um candidato para um exame mais precoce. Assim, deve falar o quanto antes com o seu médico."

Revelou que existem muitos casos de pessoas com mais de 50 anos a ter esta doença e que grande parte delas são mulheres que acabam com fraturas.

Leia Também: Hábitos que podem prejudicar a saúde do seu coração depois dos 60 anos

2- Nunca ignorar a ingestão de cálcio na infância e adolescência

"Certifique-se de que as crianças estejam a consumir cálcio suficiente, especialmente durante a puberdade, quando o crescimento ósseo é mais rápido. De acordo com a Food and Drug Administration, a maioria das crianças não consome cálcio suficiente, portanto, fique atento a alimentos que contenham 20% ou mais do valor diário de cálcio por porção."

Explica que o valor diário recomendado é de 700 miligramas para crianças entre 1 a 3 anos. Depois, o valor sobre para os 1.300 miligramas para crianças maiores de 4 anos e adultos.

3- Não obter todo o cálcio através de suplementos

"Em vez disso, recomendo recorrer a alimentos ricos em cálcio. Embora suplementos certamente possam fornecer cálcio, prefiro que os meus pacientes comam mais alimentos ricos em cálcio. E se laticínios não são sua praia, existem muitas outras maneiras de garantir com que esteja a receber o cálcio suficiente."

4- Nunca fumar ou beber em excesso

"Fumar e beber álcool podem ser prejudiciais à saúde. Quando se trata de bebidas alcoólicas, diz que não é preciso cortar completamente o álcool, mas, para proteger os ossos, recomendo que os meus pacientes evitem o consumo excessivo, o que equivale a três ou mais doses por dia."

5- Nunca parar de fazer exercício

"O exercício é fundamental para manter a força, equilíbrio, coordenação e flexibilidade. As fraturas costumam ser tipicamente resultado de quedas, e o exercício pode ajudar a preveni-las. Queremos ter certeza de que estamos a manter a força e flexibilidade à medida que envelhecemos."

Por outro lado, a conselha a fazer pequenas mudanças em casa que vão fazer a diferença e deixá-lo mais protegido contra eventuais quedas e fraturas. É o caso de colocar tapetes antiderrapantes, uma iluminação adequada e corrimãos se tiver dificuldade em andar sem algum tipo de apoio. "Equipar a casa com estes itens pode ​​prevenir muitas fraturas."

Leia Também: Microbiologista explica com que frequência deve lavar os seus lençóis

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas