Muitos consideram o chocolate preto o mais saudável de todos. É mesmo assim? Por exemplo, Sarah Berry, uma professora de nutrição na King's College, no Reino Unido, citada no Huffpost, agregador de blogues, afirma que "agrupar o chocolate e todos os diferentes tipos de chocolate numa única recomendação de saúde está errado".
Então, o chocolate preto tem muita fibra, algo muito reduzido nos chocolates de leite, explica. Mas, segundo a professora, a gordura da semente de cacau "parece ter um efeito neutro sobre o colesterol em comparação com outras gorduras que têm uma composição semelhante de ácidos gordos saturados".
Leia Também: Vegetais congelados que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue
Explica também que os flavonóis presentes no chocolate de leite de ótima qualidade ou no chocolate preto podem até beneficiar a sua tensão arterial.
Muitas vezes, "o chocolate pode dizer que tem 75%, 85% de cacau ou sólidos de chocolate, mas na verdade, a forma como é processado, da sua origem, etc., determina os diferentes níveis do tipo de polifenóis potentes realmente ativos".
Refere ainda que o chocolate preto que tem 75% de cacau têm múltiplos benefícios, mas, segundo a especialista, a maioria dos chocolates disponíveis no supermercado têm apenas 39% de sólidos de cacau.
Spencer Hyman, o fundador dos distribuidores de chocolate Cocoa Runners, citado no Huffpost, explica que "o chocolate que mais o satisfaz sem o deixar compelido a devorar a barra inteira é provavelmente o melhor para si".
Leia Também: Nem imagina o que o chocolate negro pode fazer pela sua vida sexual