Especialistas alertam para os hábitos que estão a arruinar a sua postura
Má postura pode causar dores desagradáveis e intensas nas costas. Esteja atento!
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
Tem dores nas costas e não porquê? Pode não ter uma postura adequada? "Quando a coluna está desalinhada, os músculos trabalham mais e cansam-se mais facilmente, e este desequilíbrio pode provocar dores musculares e articulares", explica Kenneth Palmer, cirurgião ortopédico, citado no BestLife.
Infelizmente existem múltiplos hábitos que contribuem para uma postura má. Quer exemplos? Especialistas, incluindo o cirurgião, enumeraram alguns dos mais comuns.
Leia Também: Conselhos de um médico para atenuar as dores de costas
Hábitos que estão a arruinar a sua postura:
- Não ter o monitor e o teclado alinhados. Idealmente deve certificar-se de que o monitor do seu computador está na linha dos olhos e que o teclado está alinhado. Porquê? "Para que a cabeça esteja em equilíbrio, tem de estar diretamente alinhada com a pélvis", explica o cirurgião. "Estar com os pés e as ancas apontados para o teclado, mas com a cabeça torcida, mesmo que ligeiramente, a olhar para o monitor, pode sobrecarregar os músculos do pescoço. Isto pode levar a dores no pescoço e nas omoplatas";
- Passar demasiado tempo sentado pode afetar a coluna, "resultando numa maior exigência dos músculos das costas e do pescoço", explica. Explica ainda que os músculos centrais deviam estar muito ativos, "algo que muitas pessoas negligenciam". Para além disso, "a posição sentada também reduz a circulação sanguínea, especialmente nas pernas, e pode sobrecarregar os músculos das pernas, em particular os isquiotibiais e os quadríceps";
- Usar saltos altos regularmente pode "induzir a lordose lombar, uma curvatura excessiva da coluna lombar para dentro", explica Luís Ribeiro, um fisioterapeuta. Explica ainda que "este desvio postural aumenta a carga na zona lombar, causando desequilíbrios musculares e potenciais dores crónicas".
Leia Também: Siga o conselho de uma fisioterapeuta e ponha fim às dores nas costas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com