Já não sabe o que fazer para emagrecer? De acordo com um novo estudo, disponibilizado na Obesity Science & Practice, o 'segredo' para perder peso com saúde envolve a ingestão de mais proteínas e fibras, limitando as calorias.
Para o estudo, os investigadores recrutaram 22 pessoas, nove homens e 13 mulheres, com idades entre os 30 e os 64 anos. Todos participaram num programa de educação alimentar autónomo ao longo de 25 meses, ou seja, mais de um ano.
Foi criado um plano de alimentação para cada um que reduzia o consumo de calorias, mas, ao mesmo tempo, aumentava a ingestão de proteínas para cerca de 80 gramas e a ingestão de fibras para cerca de 20 gramas por dia.
Leia Também: Quatro treinos ao ar livre para perder peso de forma eficaz
Graças a isto, os investigadores concluíram que "é necessário aumentar a ingestão de proteínas e fibras, reduzindo simultaneamente as calorias, para otimizar a segurança e a eficácia das dietas de perda de peso", afirma Mindy H. Lee, a autora principal do estudo, em comunicado.
Mais especificamente, ao fim de um ano, as pessoas que fizeram a dieta (41% dos participantes) conseguiram perder cerca de 12,9% do seu peso. Já o grupo de controlo perdeu pouco mais de 2% do seu peso inicial.
Concluíram ainda que os participantes conseguiram reduzir a sua massa gorda de uma média de 42,6 quilogramas no início do programa para 35,7 quilogramas aos 15 meses. Para além disso, os que fizeram a dieta reduziram a cintura em cerca de sete centímetros aos seis meses e nove centímetros aos 15 meses, constatou a equipa.
Leia Também: Quer emagrecer? Especialistas dizem em que frutas deve apostar