Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 37º

Revelado o 'segredo' para perder peso de uma vez por todas (e mantê-lo)

A palavra 'cetose' diz-lhe alguma coisa? Olhe que devia, sobretudo se está em processo de emagrecimento.

Revelado o 'segredo' para perder peso de uma vez por todas (e mantê-lo)
Notícias ao Minuto

16:24 - 25/06/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Peso

Nos últimos anos, a palavra 'cetose' tem vindo a ganhar destaque, sobretudo no campo dos tratamentos da perda de peso. E, como refere a PronoKal em comunicado, "compreender este processo natural do organismo é fundamental, tanto pela sua função fisiológica como pela sua eficácia na perda de peso".

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que quando falamos de cetose, estamos a referir-nos especificamente à 'cetose nutricional', "um estado metabólico que ocorre quando consumimos uma quantidade mínima de hidratos de carbono", explica a PronoKal, sublinhando que este processo fisiológico "é completamente natural e seguro", mas "é crucial que, quando utilizado para fins de perda de peso, seja feito sob a supervisão de um profissional de saúde".

Leia Também: Nutricionista diz-lhe o que fazer já hoje para desinchar e emagrecer

Quanto ao modo de funcionamento da cetose, vamos por partes. O nosso corpo precisa de 'combustível' para funcionar e, normalmente, utiliza os hidratos de carbono como principal fonte de energia. No entanto, quando os hidratos de carbono não são suficientes, o organismo passa a utilizar a gordura do nosso corpo como fonte de energia. Neste processo, a gordura é queimada pelo fígado para produzir corpos cetónicos, que o organismo utiliza como fonte de energia. É nesta altura que dizemos que o organismo está em cetose.

A PronoKal refere também que "é fundamental compreender que existem diferentes tipos de dietas cetogénicas", com diferentes proporções de gordura e proteína. "Esta distinção é fundamental para escolher a dieta adequada, já que uma ingestão elevada de gorduras pode afetar negativamente o perfil lipídico."

Se procura perder peso, saiba o leitor que a dieta cetogénica é uma boa aliada. "Para entrar em cetose, é necessário consumir menos de 50 gramas de hidratos de carbono por dia. Isto implica uma redução de alimentos como o pão, o arroz, o leite, as massas e a fruta." No entanto, esta é uma fase temporária. Uma vez atingidos os parâmetros de saúde desejados, estes alimentos são reintroduzidos gradualmente até se atingir uma dieta completa e saudável.

Leia Também: Bombas calóricas! Nutricionista revela o top 5 de gelados a evitar

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório