Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 22º

Descoberta alarmante. Tatuagens podem ser um fator de risco para cancro

Um estudo associou as tatuagens a um risco 21% superior de desenvolver cancro do tipo linfoma entre os 20 e os 60 anos.

Descoberta alarmante. Tatuagens podem ser um fator de risco para cancro
Notícias ao Minuto

08:30 - 29/05/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Um grupo de investigadores da Universidade de Lund, na Suécia, descobriu evidências de que pessoas que têm tatuagens têm um risco 21% superior de desenvolver cancro do tipo linfoma no futuro, em comparação com quem não é tatuado.

Dados do estudo, publicados na revista eClinicalMedicine, acreditam que os produtos químicos da tinta são interpretados pelo organismo como algo estranho. Como tal, o sistema imunitário seria ativado, causando uma inflamação de baixo grau no corpo, o que pode levar ao cancro. 

Leia Também: Saiba o que acontece ao seu corpo se comer arroz todos os dias

Para chegarem a estas conclusões, os cientistas recorreram a 11.905 pessoas, selecionadas a partir de registos populacionais. Dessas, 2.938 indivíduos, com idades entre os 20 e os 60 anos, tinham recebido um diagnóstico de linfoma. Entre os participantes com linfoma, 21% (289 pessoas) eram tatuados. Das pessoas saudáveis, 18% (735 pessoas) tinham tatuagens.

O linfoma é um grupo de doenças malignas do sangue. Como explica a rede de saúde CUF, "desenvolve-se no sistema linfático, que é composto por uma rede de vasos linfáticos que transporta a linfa. Os linfócitos são um tipo de glóbulos brancos responsáveis pela defesa do organismo contra agressões de agentes infecciosos como bactérias ou vírus e, como tal, peças-chave do sistema imunitário". No linfoma, "os linfócitos multiplicam-se de forma anómala e acumulam-se nos gânglios linfáticos, fazendo com que estes aumentem de tamanho, ou podem circular por todo o organismo e atingir outras regiões e órgãos, linfoides e não linfoides, como o baço, o fígado, o tórax, o abdómen, a medula óssea e os pulmões", resume.

Leia Também: Descobertos nutrientes que podem ajudar a evitar casos de demência

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório