Meteorologia

  • 14 JUNHO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 26º

Ozempic pode ajudar a diminuir o risco de doenças renais em diabéticos

É o que revela um estudo publicado no The New England Journal of Medicine.

Ozempic pode ajudar a diminuir o risco de doenças renais em diabéticos
Notícias ao Minuto

10:24 - 27/05/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

A semaglutida, princípio ativo dos fármacos Ozempic e Wegovy, contribuiu para reduzir o risco de complicações renais, problemas cardíacos e morte em pessoas com diabetes tipo 2 e doença renal crónica, revela um estudo publicado, recentemente, no The New England Journal of Medicine.

O estudo acompanhou 3.533 pessoas durante um período de cerca de três anos. Os doentes foram divididos em dois grupos: um tomou placebo e o outro teve acesso semanal a uma miligrama de semaglutida (a dose máxima do Ozempic). Entre os participantes que receberam o fármaco,  verificou-se uma redução de 24% do risco de doenças renais graves e morte por causas cardiovasculares e renais, em comparação com quem tomou placebo.

Leia Também: Quatro termogénicos que todos conhecem e queimam gordura rapidamente

Para o médico Vlado Perkovic, que liderou o estudo, esta descoberta é uma nova esperança para milhões de doentes em todo o mundo. "Estes benefícios significam um profundo impacto clínico, salvando vidas de pacientes com diabetes. Além disso, as descobertas de segurança são tranquilizadoras, com ausência de efeitos secundários graves, o que apoia ainda mais o poder da semaglutida nesta população", afirma o especialista, num comunicado de imprensa.

A investigação foi financiada pela Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, um medicamento indicado para o tratamento da diabetes tipo 2. O teste foi feito apenas com doentes europeus, algo contestado por especialistas.

Leia Também: Especialista revela os três melhores exercícios para envelhecer bem

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório