Tomar regularmente suplementos à base de óleo de peixe pode aumentar o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC), segundo um estudo publicado no British Medical Journal.
"O uso regular de suplementos de óleo de peixe pode ser um fator de risco para fibrilação atrial e AVC entre a população em geral, mas pode ser benéfico para a progressão de doenças cardiovasculares", explicam os responsáveis pelo estudo.
Leia Também: Os suplementos que deve evitar quando toma magnésio
A investigação analisou dados de 12 anos de 415 mil pacientes entre os 40 e os 69 anos. “Mais estudos são necessários para determinar os mecanismos precisos para o desenvolvimento e prognóstico de eventos de doenças cardiovasculares com o uso regular de suplementos de óleo de peixe", continuam.
Também especialistas que não estiveram ligados ao estudo referem que a investigação precisa de continuar. "Este é mais um estudo que nos lembra que ainda há muito que precisa ser investigado quando se trata de óleo de peixe e doenças cardíacas", diz o cardiologista Jim Liu ao canal Fox News.
Refere que o uso de suplementos de óleo de peixe podem ser benéfico ou prejudicial dependendo das condições de saúde de cada pessoa.
Ao mesmo canal, a nutricionista Tanya Freirich explicou que é sempre melhor conseguir ómega-3 através de fontes alimentares como salmão, sardinha, atum, sementes de chia ou amêndoas.
Leia Também: Está com falta de vitamina D? Tem de apostar mais nestes alimentos