Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 24º

Pesadelos podem indicar sinais precoces de doenças graves, alerta estudo

Uma investigação feita por cientistas da Universidade de Cambridge e do King’s College London alertou para os riscos do aparecimento de doenças autoimunes, como o lúpus.

Pesadelos podem indicar sinais precoces de doenças graves, alerta estudo
Notícias ao Minuto

08:35 - 22/05/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Estudo

Um estudo publicado na revista eClinicalMedine revela que os pesadelos podem ser sinais precoces de doenças graves e potencialmente fatais. O aumento deste tipo de alucinações indica que poderá vir a ter doenças autoimunes, como é o caso do lúpus.

A investigação feita por cientistas da Universidade de Cambridge e do King's College London envolveu 676 pessoas com lúpus e 400 médicos. Os participantes foram questionados sobre o momento em que começaram a aparecer vários sintomas neurológicos e de saúde mental, como alucinações e perda de equilíbrio.

Leia Também: O 'truque' para um cérebro saudável passa pelo consumo deste nutriente

Um dos sintomas mais comuns foram os pesadelos. Um terço dos pacientes relatou que o sintoma aparecia mais de um ano antes do início do lúpus.

"É importante que os médicos conversem com os seus pacientes sobre este tipo de sintomas e gastem tempo a anotar a progressão individual de cada um. Muitos acabam por não perceber que alguns sintomas podem fazer parte de doenças autoimunes", conta a médica Melanie Sloan, da Universidade de Cambridge.

Revela ainda que se torna importante falar destes sintomas pouco comuns para conseguir detetar surtos da doença mais cedo.

Segundo a Associação de Doentes com Lúpus, trata-se de "uma doença inflamatória crónica, de natureza autoimune, que evolui por crises e que atinge as articulações, os tendões a pele e outros órgãos." Atinge na maioria mulheres jovens entre os 20 e os 30 anos. É mais raro em crianças e pessoas mais idosas.

Leia Também: Coma este carboidrato antes de ir para a cama. Vai dormir bem melhor

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório